"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Turquia - Lícia

por JH

Lícia era uma região da Anatolia no que é agora a provincia de Antalya e Muglia na costa sul da Turquia. Era uma federação de antigas cidades da região e, mais tarde, provincia do império romano. A liga de Lycia foi a primeira federação no mundo com princípios democráticos, o que veio, no futuro, a influenciar a constituição do Estados Unidos.

GEOGRAFIA

A fronteira da Lícia variou com o tempo, mas seu centro sempre foi a peninsula de Teke no suldoeste da Turquia, tendo como vizinhos Caria (a oeste e noroeste), Pamphylia (a leste) e Pisidia (a nordeste). É um região montanhosa, com florestas densas e alguns grandes vales. Alguns picos passam os 3000 metros. A area é conhecida pelas inclinadas gargantas e rios subterrâneos.

TEMPO MODERNO

Na Turquia moderna a região está dividida em 2 provincias: Antalya (no leste) e Muglia (no oeste). A principal cidade é Fethiye (antiga Telmessos). Outras cidades conhecidas incluem Kalkan, Kas e Demre (antiga Myra).

A primeira trilha de longa distância marcada da Turquia segue a costa desta região.

ERA DO BRONZE

Antigos relatos egípcios descrevem Lícia como uma confederação de cidades-estados independentes, que nunca chegaram a se unificar neste periodo. Dizem que o nome deriva de Lycos, filho de Pandion II de Atenas. Lícia é frenquentemente mencioanda por Homero nas Íliadas como um aliada de Tróia.

ERA CLÁSSICA

A região sucumbiu ao controle do Império Persa em 546 a.C. Em 468 a.C. foi conquistada por Atenas. Seguindo assim por intercalados periodos de independência e controle persa ou ateniense. Até ser anexada ao império macedônico de Alexandre, o Grande, em 333 a.C.

PERÍODO HELENÍSTICO

Com a morte de Alexandre, o Grande, o império foi dividido entre seus generais, e a região coube a Antigonos, porém, após 60 anos passou ao controle do império ptolomeico, com centro no Egito. A região foi contralada pelo império ptolomeico por 200 anos, até que em 168 a.C. foi garantida sua independência pelo império romano e em 43 d.C. foi declarada província romana.

A LIGA DA LÍCIA

Em 168 a.C., com a garantia de independência, 23 cidades-estados desta região uniram-se para formar um governo no estilo federal seguindo prinípios democráticos. Um “presidente” era eleito anualmente por um senado compostos por representantes das diversas cidades-estados. Cada cidade-estado tinha de 1 a 3 senadores, dependendo do seu tamanho.

PERÍODO ROMANO

Em 43 d.C., a Lícia foi declarada província romana, porém a liga foi mantida como representante perante Roma.

IMPÉRIO BIZANTINO, OTOMANO E TURQUIA

Em 330 d.C. foi controlada pelo império bizantino, até 1453 com a chegada no império otomano. O fim da primeira guerra mundial marco o fim do império otomano e a formação do atual estado da Turquia.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Turquia – Lycian Way

Ou caminho da Lícia, é um trekking de longa distância (500 km), percorridos em 3 ou 4 semanas.

Nós, assim como muitos o fazem, descidimos só percorrer alguns trechos do caminho, por 2 motivos: não queremos ficar tanto tempo em uma mesma região e alguns trechos estão fechados pela neve. 

lycian001 

Ainda não sabemos se vamos encontrar internet nesta região, e como serão uns 8 dias para percorremos o trajetos que escolhemos, então talvez os próximos post só ano que vem!

Até lá, Feliz 2010 para todos!!!!

obs.: Vou deixar bastante coisa para lerem neste tempo…

Turquia - Anatólia

Anatólia é uma região do extremo oeste da Ásia que corresponde hoje à porção asiática da Turquia, em oposição à porção européia, a Trácia. Geograficamente, a área compreende a maior parte da Turquia moderna, do mar Egeu às montanhas da fronteira com a Armênia, a leste, e o mar Negro e as montanhas Taurus, no eixo norte-sul.

Pré-História

A Anatólia tem sido ocupada por um longo período da existência humana, tendo recebido levas migratórias do sul e posteriormente do leste ainda durante a pré-história, como mostram os diversos sítios arqueológicos presentes na região. Logo após o fim da Quarta Glaciação, há cerca de dez mil anos, uma população humana de origem desconhecida se assentou em um sítio permanente, próximo da atual Çatal Hüyük. Este vilarejo de casas retangulares e empilhadas umas sobre as outras (aparentemente não havia ruas definidas, supõe-se que as pessoas se locomoviam por escadas sobre as próprias casas) disputa com outros poucos sítios, como Jericó, o título de cidade mais antiga do mundo.

Hititas

Apesar de assentamentos humanos permanentes, nenhuma tribo da Anatólia formou umacivilização no sentido estrito do termo. Isso só viria a acontecer em meados do segundo milênio antes de Cristo, com a chegada dos hititasvindos provavelmente da Ásia Central. Fundaram sua capital em Hattusa e controlaram um império que, na sua extensão máxima, englobava toda a Anatólia, além da Síria e oeste da Mesopotâmia. Os hititas, no entanto, parecem não ter tido grande penetração na Assuwa, isto é, a costa egéia da Anatólia. A Guerra de Tróia, entre povos não-hititas, foi travada na cidade costeira de Tróia, possivelmente no século XIII a.C., sem a interferência dos hititas. No século XII a.C., os hititas foram suplantados por imigrantes, chamados pelos egípcios de "povos do mar" (entre os quais, provavelmente, os frígios, que fundaram seu próprio reino no centro da península).

Frígios

Tendo passado das costas balcânicas à Anatólia, este povo se estabeleceu no noroeste da península em fins do século XIV a.C.. Ocupando o vácuo da decadência Hitita, estabeleceram um reino, que mais tarde se expandiria do Egeu ao Urartu. A maior parte de seus soberanos geralmente se chamavam Górdio, Midas e Giges. A um destes reis chamados Górgias é que se atribui o nó Górdio, que foi cortado por Alexandre no século IV a.C.. Foram destruídos pelos Cimerianos no final do século IX a.C.

Assírios e lídios

Boa parte da Anatólia passou a ser formalmente parte do Império Assírio. Entretanto, com seu enfraquecimento, as tribos da região se uniram em torno de um estado remanescente dos Frígios, o reino da Lídia. Ao mesmo tempo, os gregos estabeleceram colônias em toda a costa da Anatólia, fundando cidades como Trebizonda e Sinope na costa do Mar Negro, Calcedônia à direita do Bósforo, Pérgamo, Éfeso, Mileto,Halicarnasso e Cnido na costa do Egeu e Antália e Tarso na Anatólia meridional. A Lídia manteve-se como o poder dominante da região, resistindo à expansão neo-babilônica) e ao Império Medo até o fim do século VII a.C., quando a Pérsia Aquemênida invadiu e consquistou este reino.

Persas

Conquistado o Reino Lídio por Ciro, os persas passaram então a controlar a Anatólia por dois séculos, até a invasão de Alexandre, o Grande, no século IV a.C. À partir da costa, e com a ajuda da marinha fenícia, os Persas realizaram diversas incursões ao continente europeu, sobretudo nos tempos de Dario, que conquistou a Trácia, e deXerxes, que foi vencido pelos gregos.

Macedônios

Os Persas foram definitivamente vencidos por Alexandre e seus aliados gregos, que lhes arrebataram todo o império, da Anatólia ao Rio Indo. O breve Império de Alexandre se fragmentou após a sua morte; e em conseqüência da batalha de Ipso (301 a.C.), foi finalmente dividido entrePtolomeu, Cassandro, Seleuco e Lisímaco, generais veteranos de Alexandre. A Anatólia coube a Lisímaco, que duas décadas depois foi morto em batalha por Seleuco, o herdeiro da Síria, da Mesopotâmia e do Irã. Este, por sua vez perdeu o controle da Anatólia após a invasão dosCeltas ou Gálatas.

Os reinos helenísticos da Anatólia, em 188 a.C., isto é, no intervalo entre o desmembramento do Império de Alexandre (batalha de Ipso, 301 a.C.) e o início da conquista da região pelos Romanos (133 a.C.

Anatólia Helenística

Sem bases políticas seguras, e sobretudo por causa das invasões dos Celtas Gálatas, o domínio da Dinastia Selêucida na Anatólia sucumbiu à anarquia, e a região foi desmembrada em vários reinos helenísticos, como por exemplo o dos Gálatas, o de Pérgamo, o da Cária, o da Lícia, o daPsídia, o da Bitínia, e o do Ponto, embora os gregos se tornassem o componente étnico e cultural dominante em todos esses reinos, e com dezenas de cidades prósperas na região central da península. A unidade política viria com o Império Romano.

[editar]Roma

O domínio Romano na Anatólia teve seu início quando o reino de Pérgamo passou ao controle de Roma em 133 a.C.. Desde então, os demais reinos da Anatólia foram sendo conquistados por Roma, que passou a usar a península como base para as contínuas (e freqüentemente inconclusivas) campanhas contra o Império Parto, estado sucessor da Pérsia.

A extensão do Império Romano e a decadência de suas províncias ocidentais, constantemente atacadas por bárbaros vindos da Alemanha fez com que a sua capital, movida, no início do século IV, para a cidade grega de Bizâncio, à esquerda do Bósforo, e posteriormente conhecida como Constantinopla, isto é, a cidade de Constantino.

[editar]O Império do Oriente

O Império Romano também viria a se dividir em duas unidades políticas distintas por decisão do Imperador Teodósio em 395, cabendo a Anatólia (juntamente com os Bálcãs, a Síria, a Palestina, o Egito e a Cirenaica ao Império do Oriente.

A renovada cidade de Constantinopla, mesmo localizando-se no lado europeu do estreito do Bósforo, valorizou a Anatólia pelo fato de se tornar a porta de entrada da Europa para os mercadores asiáticos. A Anatólia, então maciçamente de cultura grega, tornara-se uma das rotas terrestres favoritas, principalmente para comerciantes europeus cristãos, além de possuir vários portos importantes ao longo da costa do Mar Negro.

Durante a Idade Média, Bizâncio manteve a Anatólia segura contra invasões, primeiro combatendo os sassânidas, dinastia iraniana sucessora dos Partas, depois mantendo, com sucesso, os Árabes para além do Tauro. Mas por volta do ano mil depois de Cristo, os turcos, vindos daÁsia central, iniciaram contínuos ataques às fronteiras de Bizâncio, abalando seu controle sobre a Anatólia. Ainda assim, foi graças ao controle de Constantinopla sobre a península que a Primeira Cruzada pôde ser realizada por terra.

[editar]Turcos

Este ramo dos turcos ogures que veio a ser conhecido como seljúcidas, de origem uralo-altaica e proveniente das estepes ao noroeste daChina, estabeleceu-se inicialmente na região do Aral, depois em terras Iranianas, daí partindo em direção à Anatólia. Os Seljúcidas ocuparam a Anatólia pela primeira vez em 1071, após derrotarem o imperador bizantino Romano IV Diógenes na Armênia, em Manzikert. A partir daí, ocuparam e mantiveram o domínio da Anatólia, a despeito de temporárias reconquistas bizantinas e cruzadas e das invasões mongólicas aos países ao seu redor.

Em 1299, o turco Osmã, um veterano de guerra que a quem o Sultão dos Seldjúcidas legou um território ao redor de Sogut (noroeste da Anatólia), conquistou certa independência para seu senhorio, surgindo aí o embrião do Império Osmanli ou Otomano. Seu filho Bayezid Icapturou Bursa e derrotou o exército de Andrônico III Paleólogo em Pelekanom (perto de Nicomédia, o que lhe possibilitou conquistar as últimas praças asiáticas do Império Bizantino. A partir da conquista da península de Galípoli por Salomão Paxá em 1354-56, os turcos Otomanos começaram a penetrar na Europa, conquistando Adrianópolis em 1363. No ano 1397 já haviam atingido o Baixo Danúbio e as fronteiras húngaras.

O poderio otomano se expandiria também a leste, conquistando a aliança das tribos seljúcidas remanescentes na Anatólia e unificando os turcos sob o Sultanato Otomano. O revés sofrido pelo ataque de Tamerlão à Anatólia em 1402 não sustaria o avanço do Império Otomano, que contudo ainda coexistiria na península, até 1462, com o Império cristão de Trebizonda, que ocupava o território do antigo Ponto.

A presença turco-muçulmana na Anatólia e nos Bálcãs, e o agravamento da situação pela conquista de Constantinopla por Maomé II, desencorajou o comércio das nações cristãs da Europa com a China e a Índia. Isto incentivou a tentativa de estabelecimento de uma rota alternativa ao redor da África, e até mesmo rotas desconhecidas, para o oeste, através do Oceano Atlântico, para alcançar aquelas nações, fontes de especiarias. Estas experiências culminariam com a descoberta das Américas em 1492.

Mapa da Turquia

[editar]Anatólia Contemporânea

Embora o território do Império Otomano tenha se expandido e retraído notavelmente ao longo de seis séculos, a Anatólia -sobretudo sua porção centro-oeste- sempre foi a âncora geográfica da etnia turca, que manteve um controle permanente sobre a península até a dissolução do Sultanato, ao final da Primeira Guerra Mundial. As diversas províncias otomanas declararam-se independentes; entre elas a Turquia, que surgiu em 1922 como uma república laica ocupando toda a Anatólia e o pequeno território da extremidade sudeste da Europa conhecido como Trácia Turca.

Nos tempos contemporânos, Anatólia e Turquia são termos que normalmente se confundem na etimologia popular, gerando equívocos como chamar a península, simplesmente, de Turquia; ou como se referir a santos cristãos e outros personagens históricos nativos da Anatólia Greco-Romana como "turcos".

Os três reis magos

AchargenoTempo24_12_2009

Para quem, como eu, adora o Ziraldo, não deixe de dar uma olha em seu blog http://ziraldo.blogtv.uol.com.br

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Noite de Natal

Muita gente me perguntou sobre o natal na Turquia.

Bom, os turcos são majoritariamente muçulmanos, portanto não comemoram o nascimento de Jesus. Dia 25 de dezembro não é nem feriado aqui. Porém, alguns estabelecimentos turísticos até investem em alguma decoração e ceias para atrair os turistas cristãos.

Aqui no albergue em que estamos, teve um jantar especial, mas nada demais, já que é um albergue. Comemos, sopa de lentilha, salada tradicional (tomate, pepino e alface), arroz, charutos de folhas de uva e beringela assada com frangoIMG_8825 . Estava muito gostoso e não saiu mais que R$13,00 por pessoa. Para sobremesa, fomos a uma café tomar um chocolate quenteIMG_8827 IMG_8826 , já que estava bem frio.

Natal mesmo, foi por teleconferência.

DSC00160 06DSC00165 03DSC00167 05

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Feliz Natal!

blog

Turquia – Capadócia – Green Tour

IMG_8755

O Green Tour é um passeio oferecido por muitas agências de turísmo de Goreme, e leva a alguns pontos turísticos que ficam um pouco mais distantes.

A primeira para foi bem rápida, só para apreciarmos o panorama da região (coisa que eu tinha acabado de fazer, só que de balão).

IMG_8678 A seguir visitamos a Cidade Subterrânea de Derinkuyu. Existem muitas cidades deste tipo na região (umas 250), mas só 6 são abertas ao público. IMG_8686 A Derinkuyu é uma das maiores, e possui 8 andares.

Os 2 primeiros andares foram contruídos pelos Hititas, por volta de 2000 a.C., e era utilizadas para eles se esconderem dos inimigos. Os outros andares foram anexados posteriormente, na época dos cristãos, lá pelo século XI, para se escoderem dos romanos. Depois os romanos usaram para se escoderem dos otomanos. E finalmente as cidades subterrâneas caíram em desuso,e agora são utilizadas pelos turistas, IMG_8692 para se esconderem do trabalho.

Nem preciso falar que o JH se divertiu muito com as armadilhas para se esconder e portas para esmagar o inimigoIMG_8704 .

A terceira parada foi no Vale Ihlara, onde fizemos uma curta caminhada de 3 Km, em um bonito cânion, cheio de cavernas e igrejas escavadas. IMG_8718 IMG_8724

O trajeto nos levou a um gostoso restaurante local.

Depois do almoço, visitamos o Monastério de SelimeIMG_8769 , que fica em algumas cavernas com estranhas formações (segunda a guia, se parece com o cenário do Star WarsIMG_8737 , mas só parece, pois este cenário foi filmado na Indonésia).

O Monastério é imenso, mas só pudemos visitar os 2 primeiros andares, que contam com cozinha, sala de estudos bíblicos para homensIMG_8747 , uma para mulheres, igreja IMG_8761 e diversas salinhasIMG_8749. Tudo muito bem escavado e esculpido.

O dia terminou em uma fábrica de jóias, onde pudemos ver como as jóias são fabricadas, e depois fomos conduzidos à loja. Mas óbvio que não compramos nada…

Turquia – Capadócia – Vôo de Balão

IMG_8653

Depois de 2 manhãs frustadas, uma por excesso de vento e a outra por excesso de nuvens, hoje o dia amanheceu limpo e com o vento perfeito.

IMG_8466

O Vôo começou lá pelas 7IMG_7760 da manhã, e durou um pouco mais de uma hora. Mas foi suficiente.IMG_8552

O visual era lindo, ainda mais com os quase 20 balõesIMG_8541 que estavam no ar (dizem que na alta temporada são uns 50!).

IMG_8546

IMG_8580

IMG_8573

IMG_8622

IMG_8575

No final rolou um brinde IMG_8662

e até certificadoIMG_8663 !

Para assistir o vídeo da decolagem, clique http://mais.uol.com.br/view/762905

Para assitir o vídeo dos balões no ar, clique http://mais.uol.com.br/view/763265

Para assistir o vídeo do vôo, clique

http://mais.uol.com.br/view/764468

 

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Happy Xmas

John & Yoko

“So this is christmas
And what have you done
Another year over
And new one just begun

And so this is christmas
I hope you have fun
The near and the dear one
The older and the young

A very merry christmas
And a happy new year
Let's hope it's a good one
Without any fear

And so this is christmas (war is over...)
For weak and for strong (...if you want it)
The rich and the poor one
The world is so wrong

And so happy christmas
For black and for white
For the yellow and red one
Let's stop all the fight

A very merry christmas
And a happy new year
Lets hope it's a good one
Without any fear

And so this is christmas
And what have we done
Another year over
And new one just begun...

And so happy christmas
We hope you have fun
The near and the dear one
The older and the young

A very merry christmas
And a happy new year
Let's hope it's a good one
Without any fear”

Turquia – Capadócia - Museu a Céu Aberto de Goreme

111 Turkey - Capadoccia - Göreme Open Air Museum

O Museu a Céu Aberto de Goreme é considerado um patrimônia da humanidade pela UNESCO, possui diversas igrejas e monastérios, todos datados entre os séculos III a XI d.C.
Alguns monastérios possuiam vários andares114 Turkey - Capadoccia - Göreme Open Air Museum , alguns cozinha, refeitório com mesa para até 50 pessoas106 Turkey - Capadoccia - Göreme Open Air Museum, despensa e sala para amassar a uva e outros possuiam várias tumbas (algumas ainda contêm restos mortais112 Turkey - Capadoccia - Göreme Open Air Museum).
O mais fascinante, na minha opinão (na do JH são as cavernas em si), é o contraste das cavernas105 Turkey - Capadoccia - Göreme Open Air Museum com as pinturas096 Turkey - Capadoccia - Göreme Open Air Museum (como já citei anteriormente).
Os afrescos são muito bonitos e alguns estão razoavelmente bem preservados089 Turkey - Capadoccia - Göreme Open Air Museum  123 Turkey - Capadoccia - Göreme Open Air Museum091 Turkey - Capadoccia - Göreme Open Air Museum 096 Turkey - Capadoccia - Göreme Open Air Museum
É possível distinguir claramente nos afrescos, o período iconoclástico092 Turkey - Capadoccia - Göreme Open Air Museum, quando só pintavam formas geométricas e símbolos. Quando este período acabou e a adoração aos ícones se desenvolveu, muitas afresco foram pinados em cima das antigas paredes 126 Turkey - Capadoccia - Göreme Open Air Museum
A maior igreja , chamada Tokali Kilise, possui 2 andares, no inferior se encontra a igreja mais antiga118 Turkey - Capadoccia - Göreme Open Air Museum , e no superior a nova igreja122 Turkey - Capadoccia - Göreme Open Air Museum, que foi construída por volta do século X.














domingo, 20 de dezembro de 2009

Turquia – Capadoccia – Vale Rosa

IMG_8269

IMG_8240

IMG_8215

No vale Rosa, visitamos esta igrejaIMG_8255 que tinha seus afrescos (pinturas na parede) ainda preservadosIMG_8247

IMG_8250

IMG_8253O contraste entre a rusticidade das cavernas e a delicadeza das pinturas é muito marcante.