Os jardins Yuyuan foram construídos durante a dinastia Ming (1559-77), e destruídos 2 vezes, durante guerras. Hoje estão restaurados e são maravilhosos.
sábado, 27 de fevereiro de 2010
China - Xangai
A maior cidade da China e uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, é um monstro. Com mais de 20 milhões de habitantes, foi originalmente uma vila cuja economia era baseada na pesca e no setor têxtil, porém cresceu de importância no século XIX devido à sua localização favorável do seu porto e como uma das cidades abertas ao comércio exterior em 1842 pelo Tratado de Nanquim. A cidade floresceu como um centro de comércio entre o oriente e o ocidente e tornou-se um hub multinacional de finanças e negócios na década de 1930. No entanto, a prosperidade de Xangai foi interrompida após a tomada comunista em 1949 devido à cessação de investimentos estrangeiros. As reformas econômicas em 1990 resultaram em um intenso desenvolvimento da cidade e, em 2005, Xangai tornou-se o maior porto de carga do mundo.
Assim que chegamos, depois de 20 horas de viagem de trem, largamos as coisas no albergue e fomos logo dar umas voltas. Como dia 28 é o festival das lanternas, oa cidade está toda enfeitada, muito colorida .
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Minha Taiwan
Apesar de ter chovido muito, quase todos os dias em que estivemos em Taiwan, nossa missão de visitar o Chi foi mais do que cumprida. E deu para rir bastante, apredender melhor os costumes chineses e comer muito. O ano novo foi demais, fomos super bem acolhidos pela família do Chi.
Além disto, deu para sentir bem a diferença entre a China e Taiwan e, principalmente entre a ditadura e a democracia. Apesar de eu ter achado os taiwaneses consumistas demais (mas os chineses também são), eles se orgulham em dizer que vivem uma democracia (com muita razão) e são livres para fazerem o que quiserem, praticarem a religião que escolherem, budismo, taoísmo, kung-fu, tai-chi, falung dafa (nós vimos alguns praticantes meditando em uma praça em Taipei), ou seja lá o que for, sem medo de serem presos e torutrados.
Somando-se a isso tudo, os templos em Taiwan foram uma atração a parte, alguns são bem antigos, e não estou muito certa se encontraremos alguns assim na China, pois acho que foi tudo destruído na revolução cultural do partido comunista.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Ausência
Carlos Drummond de Andrade
Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência, essa ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim.
domingo, 21 de fevereiro de 2010
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Taiwan - Suao
Tem chovido bastante aqui em Taiwan, mas está dando para se divertir um bocado e comer bastante.
Um dias destes, fomos para uma cidade com águas termais, para um banho quente, e depois passamos em Suao, onde visitamos este templo, maravilhoso, com três andares. No primeiro tinha um buda enorme, em latão dourado, no segundo em de jade e no terceiro um de ouro . Muito lotado, devido as preces do ano novo. O telhado é todo adornado com dragões, fênix, peixes e outros seres mitológicos chineses.
(Chaminé do forno usado para queimar papel)
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
Taiwan - Tainan
Turismo com os chineses é vapt-vupt. Logo depois do café-da-manhã, demos uma volta no lago e partimos para Tainan, uma importante cidade ao sul de Taiwan (pei significa norte e nan sul, daí Taipei e Tainan).
Lá, encontra-se o primeiro templo construído em homenagem a Confúcio, em Taiwan. O templo é bem simples, mas com muitos significados, tem mais de 500 anos. .
Depois visitamos mais 2 templos muito bonitos, e como era o primeiro dia do ano, havia muitas pessoas rezando, agradecendo o ano que passou e pedindo dádivas para o próximo ano.
Um dos tios do Chi, é pastor e professor universitário ficou de guia para nós e explicou muitos detalhes da cultura chinesa.