por JH
O museu em questão apresenta em ordem cronológica, separados por periodos, artefatos e ótimas explicações das civilizações que habitaram o que é hoje a parte asiática da Turquia.PERIODO PALEOLÍTICO (2300000 a.C. até 10000 a.C):
Também conhecido como Idade da Pedra Lascada, esta é a mais longa era na classificação adotada pelos historiadores e é a era do homem das cavernas. Neste periodo, o homem era caçador e coletar, vivia em cavernas e começou a utilizar o fogo. No museu existe um grande coleção de instrumentos de pedra lascada.
PERIODO NEOLÍTICO (10000 a.C. até 5000 a.C):
Também conhecido como Idade da Pedra Polida, é caracterizado pela organização em aldeias, adoção da agricultura, domesticação de animais e moradia em casas. Um exemplo destas é mostrado no museu.
Já existe algum trabalho com cerâmica,
pinturas,
e outros tipos de pedra.
PERIODO CALCOLÍTICO (5000 a.C. até 3000 a.C):
Também conhecido como Idade do Cobre, é caracterizado pelo início do uso dos metais.
IDADE DO BRONZE (3000 a.C. até 2000 a.C):
Esta fase está muito ligada a idade do Cobre e o limiar entre uma e outra é difícil de reconhecer. Alguns lugares da Europa, por exemplo, não tiveram a fase do cobre, pois foram diretamente para o bronze.
A mistura do estanho com o cobre forma a liga conhecida como bronze, que é de fácil fundição, propiciando assim grande variedade de objetos com diferentes formas e utilizações.
Algumas tribos já conseguiam manusiar o ouro também.
PERÍODO DE DOMINAÇÃO ASSÍRIA (1950 a.C. a 1750 a.C.)
Os assírios, povo originário da Mesopotâmia (atual Iraque), teve uma grande expansão no XX a.C. e dominou grande parte do Oriente Médio e da Anatólia. Entre as principais contribuições tem-se a criação de rotas comercias e a introdução da escrita cuneiforme, muito importante para o registro das transações comerciais.
A cerâmica também era muito mais refinada.
Foi interessante observar que fazendo uso de moldes de pedra, eram forjadas as armas e ferramentas.
HITITAS (1700 a.C. a 1200 a.C.)
Com a queda do império assírio, várias cidades-estados da Anatólia uniram-se em volta de um poder central, criando a primeira unidade política da região, denominando-se Hititas.
Entre os artefatos encontrados deste periodo, existem várias peças de cerâmica e vestígios da escrita cuneiforme em ligas metálicas.
NOVOS-HITITAS (1200 a.C a 600 a.C)
FRIGEUS (1200 a.C a 700 a.C)
URARTIANOS (1200 a.C a 700 a.C)
Este período corresponde a Idade do Ferro. E as cidades já apresentavam grandes muralhas e preocupação em proteção contra invasões.
Com a queda do império Hitita, alguns remanecentes estabeleceram-se no sul e formaram um novo império conhecido como Novo-Hitita, pelo fato de manter muitas semelhanças culturais e administrativas com o império anterior. Ao mesmo tempo, 2 novos impérios estabeleceram-se na Anatólia: os Urartianos, no leste e os Frigeus, no norte. Estas civilizações coexitiram na Anatólia, porém em regiões diferentes, tendo um certo comércio. É importante lembrar, que a região costeira do mediterrâneo estava sob influencia grega e que lá existiam outras cidade-estados independentes.
Entre os artefatos destas civilizações, tem-se:
Fachadas de palácio Neohitita.
Cerâmica frígia
Pregador de roupa frígio
Fachada de palácio frígio
Vaso urartiano
APÓS 600 a.C
Com invasões de pequenas tribos do leste, ataques dos assírios pelo sul e expansão grega pela costa mediterrânea, as civilizações anteriores acabam desaparecendo e começa a se configurar o período classico e de maneira resumida, tem os seguintes impérios.
- Periodo Helênistico (330 a.C. a 146 a.C);
- Império Romano (130 a.C. a 476 d.C);
- Império Bizantino (476 d.C. a 1453 d.C.);
- Império Otomano (1453 – até primeira guerra mundial);
- Turquia moderna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário