San Cristóbal de las Casas é uma magnífica cidade, situada à 2.160 metros de altitude, rodeada por uma bela floresta de pinos e inúmeros vilarejos indígenas, muitos dos quais mantem todas as tradições e costumes, incluindo os dialetos (algumas pessoas nem falam espanhol por ali).
A cidade tem estilo colonial, e a infraestrutura turística é muito desenvolvida. Existem inúmeros restaurantes, cafés, hotéis e mercados de artesanato. A cena cultural também é bastante viva, nos poucos dias em que ficamos ali, assistimos documentários sobre a região, teatro, shows de música e até um festival de trovadores.
Como está localizada próxima ao chamado ‘Cinturão da Miséria’, há muitas pessoas em condições paupérrimas, nas ruas de San Cristóbal, que chegam dos vilarejos, atraídas pela quantidade de turístas.
O movimento zapatista está fortemente consolidado aqui, atraindo simpatizantes ( e também opositores) de todo o país. a luta organizada por uma melhor distribuição de terras e rendas, iniciada por Emiliano Zapata, ainda tem vida na mãos da população indígena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário