Gente, atendendo a pedidos, aí vão umas dicas úteis sobre a Travessia Lapinha-Tabuleiro.
Telefones Úteis:
Telefone do Sr. Wando, que faz o resgate: 31 85039032 (foi ele também quem contactou Pousada do Sr. Waldir);
Telefone da Dona Maria e do Seu Zé: 31 96529156;
A Dona Ana Benta não tem telefone (na verdade tem, mas não funciona), mas é só chegar lá, que ela arranja pouso, banho e rango.
Uma outra opção de pernoite é na casa do Seu Chico, que fica mais próximo à parte alta da cachoeira do Tabuleiro, o Ricardo anotou o telefone dele, assim que eu conseguir, atualizo este post.
Estrada:
Saindo de São José dos Campos-SP, pegamos a Dom Pedro, depois a Fernão Dias. Em BH, seguimos para Serra do Cipó, e de lá existe uma estrada para Santana do Riacho, um bom trecho desta estrada é de terra, mas ela está sendo pavimentada, e a parte pronta está muito boa, são uns 120km;
A estrada que liga Santana do Riacho à Lapinha da Serra, onde começa a trilha, é bem ruim, demoramos uns 40 minutos para fazer este percusso.
Pernoites:
Antes e depois da trilha, eu recomendo fazer o pernoite em Santana do Riacho, apesar de Lapinha da Serra ser bem mais bonitinha, e ter muitos opções de restaurantes, pois as acomodações são bem mais baratas e fica mais perto da estrada no dia da volta.
Na Trilha, acho que vale a pena dormir na casa da Dona Ana, do Seu Zé ou do Seu Chico, mas também dá para acampar na estrada.
Mapas
A gente usou o GPS, e achamos bem útil, pois não encontramos nenhum mapa bom na net, e a trilha é meio confusa em alguns lugares.
Dias de Caminhada
É possível fazer a trilha em 2 dias, mas com 3 dias, aproveita-se melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário