Aqui na Mongólia resolvemos fazer uma passeio diferente do que estamos acostumados. Fizemos um tour, desenvolvido por um projeto social, para ver como é a vida dos nômades mongóis.
O local que escolhemos visitar não era turístico, mas a paisagem muito bonita e ficava à 300 quilômetros de Ulaanbaatar, assim não precisamos passar muito tempo em traslados. outro fator interessante é que não tivemos um guia, erámos nós e as famílias, que não falavam inglês, para facilitar a comunicação, o pessoal do projeto deu uma super aula de 20 minutos de mongol e uma guia com frases e palavras importantes.
Nesta “expedição”, além de nós dois, tivemos a companhia estadounidense Courtney e do francês Fabrice, que aliás, foram 2 excelentes companhias ( Thank you, guys!!!).
No primeiro dia chegamos no Ger do Sr. Byambatogtoh, a sua esposa Dulamsuren nos recepcionou com um chá de leite salgado (detalhe, leite de égua), que não é tão ruim quanto parece, mas longe de ser gostoso, e um pote com biscoitos e queijos secos muito duros de cabra (eu não gostei, os outros até que gostaram) e balas. .
Assistimos a família a tirar leite das éguas, almoçamos (macarrão com batata e carne, com bastante gordura).
E depois fizemos um passeio à cavalo, até o local de adoração ao Buda, no pés das montanhas.
Após o passeio jantar e cama, nós dormimos em um Ger separado do da família, que não tinha o fogão, assim a noite foi bem fria (menos de zero).
Interessante demais.
ResponderExcluirtadeu
Que coisa mais fofa a mongolzinha!
ResponderExcluir