A cidade-estado de Biblos foi colonizada pelos Fenícios a partir da metade do terceiro milênio antes de Cristo, e logo se tornou um importante centro religioso.
Cidade portuária estratégicamente localizada e com navegação bastante desenvolvida para a época, sofreu diversas invasões,a partir de 2150 a.C., como dos Amoritas, seguida pelos Hicsos e depois, pelos Egípicios, fato que influênciou no desenvolvimento do comercio local.
E foi durante este período, que se desenvolveu em Biblos, a maior contribuição dos Fenícios para a posteridade, o alfabeto linear. Que foi inventado como uma maneira mais prática de registrar transações comerciais do que a escrita cuneiforme da mesopotânia.
Em 539 a.C., passou para as mãos do persas, e depois dos gregos, até ser dominada pelos romanos a partir de 63 a.C., que persistiram na região por bastante tempo.
Com a adoção do cristianismo, assim como aconteceu em Baalbek, os templos que cultuavam deuses pagãos foram sendo substituidos por igrejas, até a invasão árabe, em 636 d.C.,quando foi deixada de lado e, facilmente passou para as mãos dos cruzados, mas depois voltou para os árabes mamelucos.
Depois de poucos séculos de calmaria, foi a vez dos Turcos tomarem o poder, em 1516, quando passou para a insignificância, até ser “redescoberta” por um arqueologista frânces. Os trabalhos de excavação ainda estam em andamento.
Devem ser muito lindos todos êsses lugares.Parece bastante frio.Gatos...existem em todo o lugar,mas êste é muito fofinho.
ResponderExcluirMil beijos.