O colapso do governo tsarista
foi seguido da expulsão da classe de proprietários de terras, e da
divisão de terras entre famílias camponesas. Camponeses pobres e médios
em geral não se beneficiaram da última, até que Lênin anunciou a Nova Política Econômica (NEP), que pôs um fim à requisição de comida por parte do governo adotada durante a guerra civil. Camponeses comerciavam a maioria de seus produtos a preços livres durante os anos da NEP.
Depois da morte do líder revolucionário e fundador da União Soviética, Vladimir Lênin em 1924, Josef Stalin emergiu como líder, inconteste após Leon Trotsky ter sido exilado da União Soviética em 1929.
Sob o comando de Stalin, que substituiu a NEP de Lênin por planos
qüinquenais e por coletivização das fazendas, a União das Repúblicas
Socialistas Soviéticas, ou União Soviética (estabelecida em 1922)
se tornou uma importante potência industrial, porém com a eliminação da
oposição política durante os anos 1930 através de expurgos. Stalin
atacou a Polónia dia 17 de setembro de 1939. De 1939 até 1941, os russos deportaram 500000 polacos (os funcionários públicos, a nobreza polaca, os padres e os rústicos mais ricos) para a Sibéria. Também mataram 30000 os soldados poloneses em Katyn, Ostaszkowo e Charkow. Em 1941 a Alemanha atacou os territórios soviéticos. Com o fim da Segunda Guerra Mundial,
a União Soviética emergiu como uma das duas superpotências mundiais,
posição mantida durante quatro décadas através do fortalecimento
militar, ajuda técnica e militar a países em desenvolvimento e pesquisa
científica, especialmente em tecnologia espacial e de armamentos.
Tensões crescentes entre a União Soviética e os EUA, a outra superpotência e ex-aliada sua na guerra contra o eixo Nazi-Fascista, levou à chamada Guerra Fria.
Em meados da década de 1980, o Secretário-Geral do Partido Comunista, Mikhail Gorbachev promoveu as chamadas glasnost (abertura) e perestroika (reestruturação econômica). Encontros de cúpula EUA-URSS em 1986 e 1987 e um encontro entre o então presidente norte-americano Ronald Reagan e Gorbachev em fins de 1988 promoveram a redução de armamentos de ambos os países na Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário