A histórica Praça Vermelha, conhecida pelos desfiles militares soviéticos, abriga a Catedral de São Basílio, o Museu de História Nacional, o Mausoléu do Lenin e o GUM.
- Catedral de São Basílio
Começando pela Catedral, que pertencente à Igreja Ortodoxa Russa, e teve sua construção ordenada pelo Czar Ivan o Terrível para comemorar a conquista de Kazan, que realizou entre 1555 a 1561. Em 1588 o Czar Fiodor Ivanovich ordenou que se agregasse uma nova capela no lado leste da construção, sobre a tumba de São Basílio, o Bem-aventurado, santo por cujo nome foi chamada popularmente a catedral.
O conceito inicial era construir um grupo de capelas, cada uma dedicada a cada um dos santos em cujo dia o Czar ganhou uma batalha, mas a construção de uma torre central unifica estes espaços em uma só catedral. A lenda fala que o Czar Ivan deixou cego o arquiteto Postnik Yakovlev, para evitar que construísse uma construção mais magnífica para mais alguém.
O mais legal é que é permitido fotografar dentro da Catedral.
- Museu de História da Russia
A gente não entrou, mas por fora é muito bonito, principalmente a noite.
- Mausoléu do Lenin
Estava fechado. Não entendemos o motivo, mas ficará assim até dezembro. Lá dentro fica o corpo mumificado do Lenin, do Stalin e de Yuri Gagari.
- GUM
O GUM (Glavny Universalny Magazin), a loja de departamento do Estado, e que represantava tudo de ruim da União Soviética, as filas longas, as prateleiras vazias com poucos produtos bons, e desde a Parestróica vem sofrendo uma trasnformação impressionante, abrigando mais de 1000 lojas de marcas estrageniras, quase todas de grifes caras.
Difícil dizer o que é mais lindo. E tanta História por trás de tudo isso. Maravilhoso.
ResponderExcluirParece desenho animado, lindo demais
ResponderExcluir