Tlatelolco foi uma tribo que deu o nome à sua cidade asteca (do mesmo nome) na Cidade do México, anexa à Praça das Três Culturas, a famosa praça onde ocorreu o massacre de Tlatelolco.
Embora originalmente dispusesse de autônomia, foi entretanto absorvida pela capital asteca, Tenochtitlan e, desde então, passou a funcionar como mercado. Segundo o conquistador Bernal Díaz del Castillo, era maior que a cidade espanholade Sevilha e maior que qualquer outra zona de mercado com que os espanhóis já se tinham cruzado durante a conquista do México - mesmo maior que Veneza e Constantinopla, com cerca de 20.000 a 40.000 mercadores.
Aquando do cerco de Technotitlan, pelas tropas comandadas por Hernán Cortés, estes conquistaram a metrópole e arrasaram-na bairro por bairro. Enquanto as restantes cidades astecas depunham as suas armas e reconheciam a soberania espanhola, os Tlatelolcas resistiram aliando-se aos astecas Tenochcas. Estes, por sua vez, e comandados por Cuauhtémoc, ficaram confinados a Tlatelolco onde, no seu último período de existência, foram derrotados e dizimados pelos conquistadores. Aí morreram, a 13 de Agosto de 1521, cerca de 40.000 homens, mulheres e crianças astecas.
Em 1967, foi nesta zona que se assinou o Tratado de Tlatelolco, que visava o estabelecimento de uma zona livre de armas nucleares em toda a América Latina e Caraíbas. Desde então, todas as regiões de todos os países envolvidos alinharam e ratificaram o tratado.
A 2 de Outubro de 1968, dez dias depois do início dos Jogos Olímpicos, assistiu-se nesta praça ao massacre de Tlatelolco, onde mais de 300 estudantes foram mortos pela polícia e exército.
A 19 de Setembro de 1985, muitos dos edifícios ao redor foram destruídos pelo terramoto que afectou a Cidade do México. A estrutura Nuevo León tornou-se no símbolo mexicano da solidariedade durante o desastre, representado num pequeno quadrado no local onde o edifício cedeu.
Lugar muito bonito. Triste história.
ResponderExcluirtadeu