Entre as invenções dos astecas, constam a irrigação da terra e a construção dos "jardins flutuantes" - cultivo de vegetais em terrenos retirados do fundo dos lagos. A construção das chinampas (nome dado a esses jardins) era feita nos lugares mais rasos dos lagos. Os astecas demarcavam o local das futuras chinampas com estacas e juncos, enchiam-nos com lodo extraído do fundo do lago e misturavam com um tipo de vegetação aquática que flutuava no lago. Esta vegetação formava uma massa espessa sobre a qual se podia caminhar. Estas tecnologias foram essenciais para a fundação e sobrevivência de Tenochtitlán.
Vejam estas maquetes super ilustrativas: Xochomilco é uma bairro da Cidade do México, onde os canais não foram destruídos. Hoje em dias, eles são basicamente utilizados tanto para cultivo de plantas ornamentais, quanto como passeio de finais-de-semana dos defensenses (como é chamada a população da Cidade do México – DF).
Os barcos que transitam por seus canais, possuem grandes mesas, onde o pessoal faz o almoço de domingo. Mariachis trazintam em barcos equipados com todos os instrumentos, e alegram o local. Há também inúmeros barcos com vendedores de comidas ou bugigangas.
Considerada a Veneza Mexicana, foi declarada Património Mundial pela UNESCO em 1987.
Nenhum comentário:
Postar um comentário