"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

China – Mitos e Verdades

Bom, só fazem uns 10 dias que estamos na China, mas já deu para desmistificar bastante coisa, aí vão algumas delas:

“A China e o Japão são a mesma coisa.”

Mito – Provavelmente em comum eles só tem os olhinhos puxados, o fato de comerem com “pauzinhos”, a escrita e uma ou outra comida;

“Os chineses são todos iguais.”

Mito – Existem inúmeras etnias, com muitas diferenças físicas entre elas.

“Chinês é uma língua tão complicada, que nem eles mesmo se entendem.”

Verdade – A diferença de pronunciação é tão grande entre cada região, que é necessário colocar legendas em chinês nos programas de televisão, mesmo se a língua falada no programa for o chinês. Assim todo mundo lê e fica tudo entendido.

“Os chineses tem um paladar bizarro.”

Verdade – Tem cada coisa nos restaurantes ou nas barraquinhas de comida na rua, que preciso prender a respiração e olhar para baixo, para não passar mal.

“Ninguém usa sapato na China.”

Mito – As maiores fábricas de sapatos, das marcas mais famosas mundialmente estão na China, e além disto, eles adoram sapatos, de salto-alto, bico fino, tênis, sandálias, todos muito coloridos e cheio de adereços.

“O governo faz ‘lavagem cerebral’no povo.”

Verdade – Conhecemos um casal no albergue, ele é estado-unidense, ela chinese, e sem querer toquei no nome do Dalai Lama, ela começou a dizer horrores, que ele permitiu a morte de muitos chineses, e que usou os protestos durante as olímpidas só para tirar a atenção mundial da China. E mais um monte de asneiras sobre o Falung Dafa (uma seita parecida com a yoga, em que os praticantes foram perseguidos, torturados e mortos pelo governo chinês, no fim da década de 90). O namorado dela até olho torto para ela…

“Os casais só podem ter 1 filho, e são controlados pelo governo.”

Verdade – As mulheres são obrigadas a fazerem exames a cada 3 meses, e quando um casal resolve ter o segundo filho, paga taxas altíssimas. No entanto, na zona rural, se a primeira filha do casal é menina, o governo permite uma segunda tentativa, pois eles precisam de mão de obra nas lavouras.

“Os Chineses são um povo alegre.”

Verdade – Eles são meio bobos, meio inocentes, estão sempre com um enorme sorisso no rosto, riem de tudo, adoram dançar, na rua, na praça, ou em qualquer outro lugar.

 

2 comentários:

  1. Vocês estão de parabéns, pois a riqueza da viagem consiste em respeitar e tentar entender cada cultura, o que não é fácil. Como dizia nosso Drummond, "mundo, vasto mundo".
    Bj.
    Isa

    ResponderExcluir
  2. Legal, hein...em breve cruzaremos a China tb!!!
    vai escrevendo...vai escrevendo.... ler suas historias eh a maior alegria de quem esta no trabalho!!! rss
    deco e gabi

    ResponderExcluir