"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Taiwan – A ‘outra’ China

A ilha de Taiwan foi descoberta pelos portugueses, que a nomearam Formosa. Depois de passar para o domínio dos espanhois e depois dos holandeses, foi ocupada pelo Império Chinês (Dinastia Manchú) até 1895 que, após a derrota chinesa na guerra sino-japonesa, foi anexada pelo Japão, a título de indenização, pelo Tratado de Tientsin (ou Tianjin), situação esta que perdurou até o final da Segunda Guerra Mundial.

Com a rendição incondicional do Japão, em 15 de agosto de 1945, a ilha de Taiwan retornou ao controle da República da China, cuja formalização se deu mais tarde, pelo Tratado de Paz de São Francisco em 1951.

Em maio de 1950, após a derrota na guerra civil (entre 1947 a 1949) das forças nacionalistas,lideradas pelo General Chiang Kai-Shek,ante as forças comunistas, lideradas pelo Mao Tsé-Tung, os nacionalistas refugiaram-se para a ilha de Taiwan, e ali estabelecendo a sede adminstrativa do governo da República da China. Embora os nacionalistas (partido Kuomintang) tenha perdido o controle territorial da China continental e, mais tarde, perdido a representação no assento no Conselho Permanente da ONU em 1971, eles se consideram ainda, de direito, como legítimos representantes da nação chinesa sob a bandeira da República da China.

A China continental, República popular da China, vê a ilha como uma província rebelde. E atualmente Taiwan é reconhecido independente por poucos países do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário