"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Cingapura - História

Oficialmente República de Singapura, é uma cidade-estado insular localizada no extremo sul da península malaia. Com 710,2 km², é um microestado e o menor país do Sudeste Asiático. É substancialmente maior do que Mônaco e Vaticano, as outras únicas cidade-estado soberanas sobreviventes.

Antes da colonização europeia a ilha, agora conhecida como Singapura, foi o local de uma vila de pescadores malaios na foz do rio Singapura. Várias centenas de povos indígenas Orang-Laut também viveram ao longo da costa próxima, nos rios e nas ilhas menores. Em 1819, a Companhia Britânica das Índias Orientais, liderada por Sir Stamford Raffles, estabeleceu uma feitoria na ilha, que foi utilizada como um porto na rota das especiarias. Tornou-se um dos mais importantes centros comerciais e militares do Império Britânico e centro do poder britânico no sudeste da Ásia.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a colônia britânica foi ocupada pelos japoneses após a Batalha de Cingapura, que Winston Churchill chamou de "a maior derrota da Grã-Bretanha".

Cingapura reverteu-se para o domínio britânico em 1945, imediatamente após a guerra. Dezoito anos depois, em 1963, a cidade, tendo alcançado a independência do Reino Unido, fundiu-se com Malaya, Sabah e Sarawak para formar Malásia. No entanto, a operação não foi bem sucedida e, menos de dois anos depois, ele se separou da Federação e se tornou uma república independente dentro da Comunidade das Nações, em 1965. Foi admitida nas Nações Unidas em 21 de setembro do mesmo ano.

Desde a independência, o padrão de vida de Cingapura aumentou de forma dramática. O investimento estrangeiro direto e uma unidade liderada pelo Estado para a industrialização com base em planos elaborados pelo economista holandês Albert Winsemius criaram uma economia moderna, centrada na indústria, educação e planejamento urbano.

Cingapura é o 5º país mais rico do mundo em termos do PIB (PPC) per capita.

Em 2009, a Economist Intelligence Unit classificou Sinagpura como a décima cidade mais cara do mundo para se viver e a terceira mais cara da Ásia, depois de Tóquio e Osaka. A pesquisa Cost of Living de 2009, feita pela empresa de consultoria Mercer, também classificou-a como a décima posição como a cidade mais cara para expatriados.

A população, incluindo os não residentes, é de cerca de 5 milhões de habitantes. É muito cosmopolita e diversificada com o povo chinês formando uma maioria étnica com grandes populações de malaios, povos indígenas e outros.

Inglês, malaio, tâmil e chinês são as línguas oficiais do país.

Um comentário: