"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

domingo, 9 de maio de 2010

Camboja – Angkor Wat

IMG_7715

Angkor Wat é o maior e mais bem preservado templo dos que integram o assentamento de Angkor. É também o único que restou com importante significado religioso - inicialmente hindu, e depois Budista - desde a sua fundação. O templo é o ponto máximo do estilo clássico da arquitetura Khmer. É considerado como a maior estrutura religiosa construída, e um dos tesouros arqueológicos mais importantes do mundo.

Foi construído pelo rei Suryavarman II, no começo do século XII, como o seu templo central e capital do Estado. Desde a sua construção, e até o translado da sede real ao próximo Bayon, em finais do mesmo século, Angkor Wat foi o centro político e religioso do império. O recinto —entre cujos muros se calculou que viviam 20 000 pessoas—,cumpria as funções de templo principal e, além disso, albergava o palácio real.

Dedicado inicialmente ao deus Vixnu, arquitetonicamente o templo combina a tipologiahinduísta do templo-monte —representando o Monte Meru, morada dos deuses— com a tipologia de galerias própria de períodos posteriores. O templo consta de três recintos retangulares concêntricos de altura crescente, rodeados por um lago perimetral de 3,6 km de comprimento e de uma largura de 200 m. No recinto interior erguem-se cinco torres em forma de loto, atingindo a torre central uma altura de 42 m sobre o santuário, e 65 m sobre o nível do solo.

Tornou-se símbolo do Camboja, aparecendo em sua bandeira e sendo sua principal atração turística. A 14 de dezembro de 1992 foi declarado pela UNESCO Patrimônio da Humanidade.

IMG_7622  IMG_7634 IMG_7653 IMG_7659 IMG_7669 IMG_7684 IMG_7691 IMG_7693 IMG_7700  IMG_7725 IMG_7729

Um comentário:

  1. que lugar maravilhoso!!!
    tinha que ser patrimônio da humanidade mesmo
    muitos bja

    ResponderExcluir