"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

sábado, 1 de setembro de 2012

Russia: O principado do Kiev

O primeiro estado eslavo na região foi o Rus' de Kiev, localizado principalmente na Planície Russa (na atualidade é território da Bielorússia, o norte, o centro e o oeste da Ucrânia e o Oeste da Russia) de aproximadamente 880 até meados do século XII.

A capital dele foi a cidade de Kiev (agora é capital da Ucrânia moderna). Do ponto de vista historiográfico, a Rus Kievana é considerada o estado predecessor de três nações eslavas orientais modernas: Ucrânia, Rússia e Bielorrússia. Os reinados de Vladimir o Grande (980-1015) e seu filho Yaroslav I o Sábio (1019-1054) constituem o apogeu de Kiev, aonde a fé cristã ortodoxa foi aceita pelos eslavos e foi criado o primeiro código legal eslavo oriental, o Russkaya Pravda.

Segundo a Crônica Nestoriana, a mais antiga crônica da Rus Kievana, um varegue (viking sueco) chamado Rurik primeiro estabeleceu-se emNovgorod, tendo sido selecionado como governante comum por muitas tribos eslavas e finensas) em aproximadamente 860, antes de se mover para sul e estender sua autoridade a Kiev. A crônica o cita como o progenitor da Dinastia Ryurikida.

Estes varegues primeiro se estabeleceram no Ladoga, em seguida se movendo ao sul para Novgorod eventualmente alcançando Kiev, e finalmente pondo fim ao pagamento de tributos de Kiev aos cazares. A dita Rús Kievana foi fundada pelo príncipe Oleg (Helgu nos registros cazares) em aproximadamente 880.

Durante os próximos 35 anos, Oleg e seus guerreiros submeteram as várias tribos eslavas orientais e finesas. Em 907, Oleg liderou um ataque contra Constantinopla e em 911 assinou um acordo comercial com o Império Bizantino como um parceiro equivalente.

O novo estado Kievano prosperou por que controlava as rotas de comércio do Mar Báltico ao Mar Negro e ao Oriente e por que tinha um abundante suprimento de peles, cera de abelha e mel para exportar.

A gradual desintegração do Rus de Kiev começou no século XI, depois da morte de Yaroslav, o Sábio. A posição do Grande Príncipe de Kiev foi enfraquecendo pelo crescente poder político dos clãs regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário