"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Russia: Principado de Moscou–Os Romanov no Poder

Os primeiros governantes Romanovs foram fracos. Sob Mikhail, os assuntos do Estado caíram nas mãos de Filaret, pai do czar, que em 1619 se tornou patriarca da Igreja Ortodoxa.Graças ao crescimento da burocracia central governamental o sistema autocrático sobreviveu ao Período de Confusão e ao reinado de czar fracos e/ou corruptos. Funcionários do governo continuaram a servir apesar da legitimidade do governante ou da facção boiarda controlando o trono. No século XVII a burocracia expandiu-se dramaticamente. O número de departamentos governamentais (prikazy ; sing., prikaz ) aumentou para 23 em 1613 e 80 no meio do século. Apesar de os departamentos por vezes apresentantes jurisdições conflitantes, o governo central, através dos governadores das províncias, foi capaz de controlar e regular todos os grupos sociais, assim como o comércio, manufatura e a Igreja Ortodoxa.

O compreensivo código legal introduzido em 1649 ilustrou a extensão do controle do Estado sobre a sociedade russa. O estado requeria o serviço tanto da velha quanto da nova nobreza, principalmente em assuntos militares devido ao permanente estado de guerra nas fronteiras oeste e sul e dos ataques de nômades. Em troca, a nobreza recebia terras e camponeses. No século anterior, o regime gradualmente reduziu os direitos dos camponeses para transferi-los de um senhor de terras para outro. O código de 1649 oficialmente fixou os camponeses em seus domicílios. O Estado sancionou completamente a servidão, e camponeses se tornaram fugitivos do estado. Os senhores de terra tinham total poder sobre seus camponeses. Camponeses vivendo em terras controladas pelo Estado, no entanto, não eram considerados servos. Eles eram organizados em comunas, as quais eram responsáveis por taxas e outras obrigações. Na condição de servos, no entanto, os camponeses estatais eram fixos à terra aonde trabalhavam. Comerciantes urbanos de classe média e artesãos tinham taxas, e, como os servos, eram proibidos de mudar de residência. Ao encadeamento da sociedade moscovita em domicílios específicos o código legal de 1649 moldou o movimento e subordinou o povo aos interesses do Estado.

Sob este código, crescentes taxas e regulações estatais acabaram por exacerbaram o descontentamento social que vinha desde o Período de Confusão. Nos anos 1650 e 1660 aumentou dramaticamente o número de camponeses fugitivos. Um dos refúgios favoritos era a região do rio Don, domínio dos cossacos do Don. Uma grande revolta ocorreu em 1670 e 1671 na região do rio Volga, liderada pelo cossaco originário do Don Stenka Razin. Tal revolta foi composta por cossacos ricos que estavam estabelecidos na região e servos fugitivos procurando terras livres. A inesperada revolta tomou a região do vale do rio Volga e ainda ameaçou Moscou. Tropas czaristas reprimiram a a revolta, após os rebeldes terem ocupado muitas cidades ao longo da região do Volga em uma operação cujo agitador capturou a imaginação das futuras gerações de russos. Razin foi publicamente torturado e executado.

Um comentário: