"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

sábado, 1 de setembro de 2012

Russia: Pré-História

A formação da civilização russa remonta ao período pré-histórico, quando as glaciações e o processo de transformação do clima orientavam o processo de ocupação do Leste Europeu.

A hegemonia dos povos pré-eslavos iniciou-se na Antiguidade, e eles dominaram a utilização dos metais para se defenderem das tribos nômades guerreiras que alcançavam o território.

Com o passar do tempo, os eslavos resistiram às ondas de ocupação e desenvolveram uma economia pautada na exploração da agricultura, pecuária, caça, pesca e criação de abelhas.

No século IX, a civilização eslava estabeleceu contato com os vikings, que entraram em conflito contra o povo eslavo, nomeado por eles como “rus”. Provavelmente esta pode ser uma das origens etimológicas da utilização do termo “russo” para designar os habitantes desta região.

Por conta de sua enorme extensão territorial, a Rússia desenvolveu um lento e demorado processo de centralização política. Ao longo da Idade Média, a Bulgária Volgaica e os russos de Kiev formaram algumas experiências governamentais mais estáveis que dominaram o espaço russo. No século XIII, a incursão dos tártaro-mongóis firmou um novo período na história russa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário