"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Mongólia - Ger

IMG_1927 IMG_1928 

O Ger é a residência dos nômades mongóis. Ele tem um formato básico circular, com dois postes de sustentanção central, e uma armação de madeira. No topo há uma abertura para a chaminé. O material utilizado para sua confecção são lona e uma camada de lã (provavelmente de ovelha), e as cordas são feitas com crina de cavalo. O chão é forado com uma espécie de lona cobertas por tapetes.

No seu interior há um esquema básico de organização. Na posição central (12 horas) é o local do pai (os mongóis são uma sociedade hierárquica patriarcal), a sua esquerda (1 hora) é o local sagrado, altar, e o restante do lado esquerdo é o local das mulheres, com os utensílios de cozinha (obviamente) e a direta do ger é a ala masculina. No centro fica o forno a lenha (na verdade muitas famílias utilizam o esterco dos cavalos para fazer o fogo, o que é muito inteligente) e uma mesa.

O fator mais importante do Ger é que ele tem que ser prático de montar e desmontar. Os atuais são desmontandos em um dia (contando com o empacotamentos dos móveis e , utensílios domésticos e objetos pessoais) e montado em meio dia.

Existem muitas tradições e lendas em relação a estes Gers, o que eu achei mais engraçado é que os postes centrais são considerados sagrados e não podem ser tocados, fomos orientados a não se apoiar neles de jeito nenhum, o que é óbvio porque se voce apoiar a casa toda cai.

2 comentários: