"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Mongólia - Ulaanbaatar

IMG_1729       

Ulaan Bataar é a capital e a maior cidade da Mongólia. Tem cerca de 819 mil habitantes, segundo números oficiais; estima-se que existam mais 150 mil habitantes não recenseados.

Fundada em 1639, Ulan Bator, então Örgöö (Urga), estava originalmente localizada próxima ao lago Shoreet Tsagaan Nuur, a cerca de 400 km da atual Ulaanbataar, na província de Övörkhangai.

Ela foi movida constantemente para vários locais ao longo dos rios Selenga, Orkon e Tuul até alcançar a sua presente localização no final do século XVIII, próxima a uma auto-estrada que liga Pequim a Kyakhta, na Rússia, a cerca de 1.100 km ao noroeste de Pequim e 266 km ao sul de Kyakhta, na fronteira 

Ulaanbaatar foi a cidade sagrada dos mongóis e residência do "Buda Vivo", o qual as tribos Khalkha colocaram como o terceiro em grau de veneração, entre as divindades do clero lamaísta. Este "resplandecente lama divino" residiu num palácio na parte sul da cidade. Ulaanbaatar prosperou na década de 1860 como um centro comercial, numa rota de comércio de chá entre Rússia e China.

Em 1904, na ocasião da expedição britânica ao Tibete, o Dalai Lama retirou-se da capital tibetana, Lassa, e foi para Ikh Khüree (com este nome naquela época), onde ele permaneceu até 1908.

Após a proclamação da independência da Mongólia, com o colapso do Império Manchu, em 1911, a cidade tornou-se a capital da República Popular da Mongólia, em 1924, e adotou seu nome atual, Ulaanbaatar.

Localiza-se na região centro-leste do país, a uma altitude média de 1.350 metros, e possui um rigoroso clima subpolar - ou sub-ártico - com verões frescos e relativamente chuvosos e invernos longos, secos e gelados. A temperatura média anual de Ulaanbaatar é de -3 °C, sendo, desta forma, a capital nacional mais fria do mundo. Janeiro é o mês mais frio na cidade, com temperatura média de -22 °C, e o mês mais quente é julho, com média de 16 °C.

Tanto em Ulaanbaatar quanto nas outras partes do país, o nome Genghis Khan é lembrado com freqüencia. Quase todo tipo de produto (cerveja, chocolate, vodka, arroz, macarrão, etc) e negócio ( canal de TV, hotel, empresa de ônibus, etc) levam o nome do famoso lider. Na praça central da cidade, existe uma estatua grande deleIMG_1705 na frente do parlamento.

IMG_1696

As 2 grandes religiões aqui são o budísmo e o shamanísmo. Os tempos comunistas causaram a destruição de centenas de templos. Mas alguns foram poupados (usaram como estábulo ou depósito) e hoje cumprem a função original.

IMG_1763

Um comentário: