"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Mongólia - Nômades

Os números são impressionantes, aparentemente cerca de 43% da população da Mongólia é nômade (este dados encontramos no Museu Nacional, na internet encontrei valores de até 30%, mas confio mais no museu).

A economia da Mongólia é baseada na produção agro-pastoril, com 90% das exportações constituídas de animais e derivados, mas muito limitada pela distância da Mongólia do mar, e pelas precárias estradas sem infra-estrutura.

A grande dependência de ajuda estrangeira levou o país a uma preparação inadequada para os rigorosos invernos, e houve grandes perdas de animais, o que empobreceu a muitos. Quase um terço da população vive em extrema pobreza.

Os nômades vivem nos Gers, e sobrevivem basicamente de seus rebanhos, equinos, bovinos, ovinos, caprinos e camelídeos (carnes e laticíonios). Vegetais e frutas não fazem parte de sua dieta, sendo uma introdução recente nos grandes centros e nas zonas turísticas.

Eles mudam-se em média 3 vezes por ano, porém em 2010 houve um inverno extremamente rigoroso, e as famílias tiveram que se mudar umas 5 vezes durante estação e a perda de animais foi de mais ou menos 10 milhões de cabeças. A mudança é feita de acordo com o rodízio da pastagem. 

2 comentários:

  1. Voce e o Julio acho quem tem dna dos nômades. Não param quietos.
    tadeu

    ResponderExcluir
  2. Seu pai iria gostar daí, sem frutas e verduras, além do "friozinho".

    ResponderExcluir