"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Rússia – A vida no vagão

  Primeiro fato a esclarecer, não existem um trem transiberiano, como muitos pensam. Existem inúmeras rotas e diferentes tipos de trem.

A ferrovia chamada de “transiberiana” é é uma rede ferroviária que conecta a Rússia Europeia com as províncias do Extremo-Oriente Russo, Mongólia, China e o Mar do Japão. É frequentemente associada com o comboio transcontinental russo que liga centenas de grandes e pequenas cidades da Rússia, tanto na Europa como na Ásia. Com 9 289 km, abrangendo oito fusos horários e levando vários dias a completar uma viagem, é o terceiro mais longo serviço contínuo do mundo, depois dos serviços das linhas Moscou-Pyongyang (10 267 km) e a Donetsk-Vladivostok (9 903 km), ambos os quais também partilham a ferrovia Transiberiana em muitas das suas rotas.

 IMG_1664

Os planos originais e financiamento para a construção da ferrovia Transiberiana, para ligar a então capital São Petersburgo à cidade portuária de Vladivostok no oceano Pacífico, foram aprovados peloCzar Alexandre II em São Petersburgo. O filho dele, o Czar Alexandre III, supervisionou a construção. O Czar nomeou pessoalmente Sergei Witte como Director dos Assuntos dos Caminhos-de-Ferro em 1889. Em 1891 o Czar Alexandre III abençoou oficialmente a construção do segmento do Extremo-Oriente da linha em Vladivostok e o primeiro segmento entreChelyabinsk e Omsk. O Orçamento de Estado Imperial gastou na construção da linha 1,455 mil milhões de rublos de 1891 até 1913, um recorde, só superado apenas pelo orçamento militar daPrimeira Guerra Mundial.

Em Março de 1891, o futuro Czar Nicolau II e a Imperatriz Alexandra abriram e abençoaram a construção do segmento do Extremo-Oriente durante a sua passagem por Vladivostok, após a visita ao Japão no final da sua viagem à volta do mundo.

Rotas

Como eu comentei, são muitas rotas, e, em nosso trajeto, utilizamos a mistura de duas linhas:

Linha Transiberiana

A rota principal é a linha Transiberiana inicia-se em Moscou, na cidade de  Ekaterinenburg nos Urais, atravessa a fronteira Europa-Ásia IMG_0882  e chegamos a  Irkutsk perto da extremidade sul do lago Baikal, onde trocamos de sentido, pegando a Linha Transmongoliana.

Linha Transmongoliana

A linha Transmongoliana coincide com a Transiberiana até Ulan-Ude, na margem oriental do Baikal. De Ulan-Ude a Transmongoliana dirige-se para o sul, em direção de Ulaanbaatar, para depois dirigir-se ao sudeste, em direção de Pequim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário