"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

terça-feira, 13 de julho de 2010

Malásia - Melaka (ou Malaca)

A história de Melaka inicia-se em 1403 com a chegada de Parameswara, um príncipe hindu exilado do reino de Sri Vijaya na ilha de Sumatra. Ele assume então o título de Raja Iskandar ao converter-se ao islam. Ele torna-se também o primeiro imperador desse novo reino marcado pelo primeiro sultão de Melaka.

Nessa mesma época, Melaka ganha grande importância no comércio marítimo, tornando-se um grande centro comercial do Sudeste Asiático. Os portugueses liderados por Alfonso d’Albuquerque conquistaram Melaka em 1511 e colonizaram a região por cerca de 130 anos, até a chegada dos holadeses em 1641, que permaneceram na região por 154 anos.

Em 1824 chegaram os ingleses, os quais governaram o país até sua tardia independência, em 1957. A região ainda sofreu ocupações dos japoneses no período da Segunda Guerra Mundial, mais precisamente de 1942 a 1945. Ao final da Guerra o domínio retorna aos ingleses que o perdem definitivamente com a proclamação da independência em 31 de agosto de 1957.

Com a abertura de novos portos na península da Malásia e o intenso crescimento de outros centros comerciais, Melaka perdeu sua importância mercantil. Nos últimos 20 anos a região tem se modernizado buscando manter-se como um importante centro comercial do país e, especialmente, deixando o passado e o futuro num mesmo espaço físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário