"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Jordânia – Mar Morto

IMG_7034 O Mar Morto é um lago de água salgada do Oriente Médio.

Com uma superfície de aproximadamente 1050 km2, correspondente a um comprimento máximo de 80 quilômetros e a uma largura de máxima de 18 km, é alimentado pelo Rio Jordão e banha a Jordânia, Israel e a Cisjordânia.IMG_7041

Nos últimos 50 anos, o Mar Morto perdeu um terço da sua superfície, em grande parte por causa da exploração excessiva de seu afluente, única fonte de água doce da região, para além da natural evaporação das suas águas. Contudo, os especialistas são de opinião que, dentro de alguns anos, esta perda tenderá a estabilizar paralelamente à estudos que levem à sua conservação e preservação, portanto, o desaparecimento do Mar Morto não aconteceria, segundo estes, nem hoje nem no futuro.IMG_7038

Atualmente, a contínua perda das suas águas (como já se referiu tem as suas causas na cada vez maior captação das águas do Rio Jordão, por parte das autoridades de Israel e Jordânia) causa uma contínua redução em sua área e profundidade, relativamente ao nível médio das águas do Mar Mediterrâneo. No ano de 2004, este nível estava próximo de 417 m abaixo do nível médio do Mar Mediterrâneo, o que faz com que seja a maior depressão do mundo, e a tendência é o aumento deste desnível durante o século XXI.

O Mar Morto tem esse nome devido a grande quantidade de sal por ele apresentada, dez vezes superior à dos demais oceanos, o que torna impossível qualquer forma de vida - flora ou fauna - em suas águas. Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão morre imediatamente, assim que desagua neste lago de água salgada. A sua água é composta por vários tipos de sais, alguns dos quais só podem ser encontrados nesta região do mundo.   Em termos de concentração, e em comparação com a concentração média dos restantes oceanos em que o teor de sal, por 100 ml de água, não passa de 3 g, no Mar Morto essa taxa é de 30 a 35 g de sal por 100 ml de água, ou seja, dez vezes superior. Tanto que, são necessários só alguns minutos depois de sair da água para o corpo ficar repleto de salIMG_7043. O sal também se acumula no chão e forma uma espécie de pedra, bastante duraIMG_7035.

O Mar Morto contém a água mais salgada do mundo. Essa grande quantidade de sal aumenta sua flutuabilidade, e boiar é muito fácil, é possível até ler um jornal sem molhar, ou cansar os braços IMG_7050 !

Assista o vídeo:

3 comentários:

  1. Ciça e Júlio... mais uma maravilha. Olha, já estamos sem saliva... toda vez que entramos aqui... é uma babação danada.
    Beijão proceis.
    Marcus e Arlete

    ResponderExcluir
  2. Oi Ci e Julio
    Que jornal que oce tava lendo ?
    Em árabe ?
    Legal;

    ResponderExcluir
  3. Ciça e Júlio. Estou adorando as suas postagens. Estou viajando junto com vocês. Uma viagem admirável, sensacional, que como disse Marcus, está deixando todos com água na boca. Beijões.
    Ah, não se esqueçam de passar por Jaú. Waldete.

    ResponderExcluir