"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Jordânia – Petra

IMG_6821

A idéia era entrar em Petra às 6 horas da manhã, horário mais vazio, mas para variar, nos atrasamos e entramos as 6:30, porém nosso objetivo foi alcançado, e conseguimos tirar muitas fotos sem nenhum intruso.

Conhecer Petra não é moleza, caminhamos por quase 10 horas (até às 16:30h), e só fizemos 2 paradas de uns 15 ou 20 minutos. Fiquei muito cansada (e faminta!), mas valeu a pena o esforço, pois a cidade é fantástica!

Eleita uma das sete novas maravilhas do mundo, em 2007, Petra é o principal destino turístico da Jordânia e um dos mais importantes do Oriente Médio. Não por acaso. Escondida por cânions e montanhasIMG_6513 , a cidade antiga preserva imponentes templos e tumbas esculpidos na rocha pelas tribos do deserto que habitaram a região há milhares de anos. Petra é conhecida como "a cidade rosa" por conta da principal cor das rochasIMG_6642 , mas esta denominação não faz jus à miríade de tonalidades que se pode observar nas paredes, criando verdadeiras obras de arte naturais. Junte-se isso ao constante jogo de luz e sombras que resultam da ação do sol do deserto IMG_6555 passando por entre as gretas do cânion e se tem um espetáculo que mescla natureza, história e boas doses de mistério.
Petra significa "pedra" em grego, porém seu nome era Rakeem em aramáico, língua falada pelos nabateus, uma tribo árabe nômade que se fixou na região do século 6 a.C. a 106 d.C., quando a cidade esteve em seu apogeu. Eles prosperaram ao transformar a cidade em um ponto de estratégico das rotas de caravanas que transportavam incenso, mirra e especiarias pelo Oriente Médio. Mestres na engenharia, construíram uma rede de cisternas, represas e canais na cidade
IMG_6508 , além de edifícios que mesclavam influências dos estilos grego, romano e a própria arquitetura nabateia. Porém, depois do século 19, Petra caiu no esquecimento completo. Tanto que passou a ser chamada de "cidade perdida" e apenas os beduínos locais sabiam sua localização exata. Ela foi "redescoberta" em 1812 pelo explorador suíço Johan Ludwig Burckhardt, que teve que se disfarçar de beduíno para driblar a desconfiança local com os estrangeiros e conseguir chegar a Petra.

As principais atrações se distribuem nos 5,2 quilômetros quadrados da cidade antiga. Já de início se percorre o sinuoso e belo desfiladeiro SiqIMG_6491 , com paredes até 200 metros de altura. O caminho de 1,2 quilômetro leva até a grande atração da cidade: Al-Khazneh, ou, simplesmente, o TesouroIMG_6518 . Trata-se de um monumental templo em estilo helênico esculpido em um penhasco de 40 metros de altura.
Depois de trilhar o mesmo caminho feito pelo aventureiro americano Indiano Jones, entra-se, verdadeiramente, na cidade de Petra
IMG_6564 . Caminhando, percorrem-se as trilhas e ruas que conduzem a teatrosIMG_6652 , templosIMG_6726 , igrejas, avenidas adornadas com colunas da época romanaIMG_6673 e uma infinidade de tumbas escavadas na rochaIMG_6654 IMG_6899 . Uma penosa escadaria de mais de 800 degraus leva até a outra estrela da cidade: o MonastérioIMG_6811 , um impressionante templo de 50 metros de largura por 45 de altura, esculpido em um paredão. Além disto, o visual é  histórico, pois  lá do alto é possível ver a Palestina e IsraelIMG_6823 .

Curiosidades

  • O edifício da Câmara do Tesouro, em Petra, foi utilizado como cenário no filme Indiana Jones e a Última Cruzada. O interior mostrado no filme não corresponde, no entanto, ao interior do dito edifício, tendo sido fabricado em estúdio.
  • No filme "Transformers 2" também teve cenas gravadas na cidade de Petra.
  • No filme Mortal Kombat:A Aniquilição.Raiden entra para falar com seus ancestrais,onde foi tambem gravado na cidade de Petra.

E depois do jantar, não deixamos de assistir ao clássico Indiana Jones gravado em Petra, uma das coisas que não se pode deixar de fazer aqui.

 

3 comentários:

  1. olá Júlio e Ciça, adorei as fotos de Petra, voces conseguiram mesmo pegar os monumentos sem aquele bando de turistas coloridos, foi bem sacada essa do horário de entrada , boa dica para os próximos viajantes.
    Parabéns pela empreitada e pé na estrada que tem muito chão pela frente, o Natal promete aqui na loja muito agito, meu orkut está agitado com 51 álbuns e mais de 2.400 fotos, entrem quando puderem, ok !

    sucesso pra voces, um beijo e um abraço do amigo

    Carlos Medici

    ResponderExcluir
  2. Nesta região só se sobrevive escondido. E pelo jeito, não é de hoje. Take care!

    ResponderExcluir