"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Turquia - Lícia

por JH

Lícia era uma região da Anatolia no que é agora a provincia de Antalya e Muglia na costa sul da Turquia. Era uma federação de antigas cidades da região e, mais tarde, provincia do império romano. A liga de Lycia foi a primeira federação no mundo com princípios democráticos, o que veio, no futuro, a influenciar a constituição do Estados Unidos.

GEOGRAFIA

A fronteira da Lícia variou com o tempo, mas seu centro sempre foi a peninsula de Teke no suldoeste da Turquia, tendo como vizinhos Caria (a oeste e noroeste), Pamphylia (a leste) e Pisidia (a nordeste). É um região montanhosa, com florestas densas e alguns grandes vales. Alguns picos passam os 3000 metros. A area é conhecida pelas inclinadas gargantas e rios subterrâneos.

TEMPO MODERNO

Na Turquia moderna a região está dividida em 2 provincias: Antalya (no leste) e Muglia (no oeste). A principal cidade é Fethiye (antiga Telmessos). Outras cidades conhecidas incluem Kalkan, Kas e Demre (antiga Myra).

A primeira trilha de longa distância marcada da Turquia segue a costa desta região.

ERA DO BRONZE

Antigos relatos egípcios descrevem Lícia como uma confederação de cidades-estados independentes, que nunca chegaram a se unificar neste periodo. Dizem que o nome deriva de Lycos, filho de Pandion II de Atenas. Lícia é frenquentemente mencioanda por Homero nas Íliadas como um aliada de Tróia.

ERA CLÁSSICA

A região sucumbiu ao controle do Império Persa em 546 a.C. Em 468 a.C. foi conquistada por Atenas. Seguindo assim por intercalados periodos de independência e controle persa ou ateniense. Até ser anexada ao império macedônico de Alexandre, o Grande, em 333 a.C.

PERÍODO HELENÍSTICO

Com a morte de Alexandre, o Grande, o império foi dividido entre seus generais, e a região coube a Antigonos, porém, após 60 anos passou ao controle do império ptolomeico, com centro no Egito. A região foi contralada pelo império ptolomeico por 200 anos, até que em 168 a.C. foi garantida sua independência pelo império romano e em 43 d.C. foi declarada província romana.

A LIGA DA LÍCIA

Em 168 a.C., com a garantia de independência, 23 cidades-estados desta região uniram-se para formar um governo no estilo federal seguindo prinípios democráticos. Um “presidente” era eleito anualmente por um senado compostos por representantes das diversas cidades-estados. Cada cidade-estado tinha de 1 a 3 senadores, dependendo do seu tamanho.

PERÍODO ROMANO

Em 43 d.C., a Lícia foi declarada província romana, porém a liga foi mantida como representante perante Roma.

IMPÉRIO BIZANTINO, OTOMANO E TURQUIA

Em 330 d.C. foi controlada pelo império bizantino, até 1453 com a chegada no império otomano. O fim da primeira guerra mundial marco o fim do império otomano e a formação do atual estado da Turquia.

Um comentário:

  1. Fantástico 2010!!!!!!
    Mil beijos,
    Deine Mutter und Vatter

    Ciça,muitos beijos!!!!!

    ResponderExcluir