"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Africa do Sul - Curiosidade e Atualidades

  • A Africa do Sul e' uma miscelania cultural, racial, linguistica e religiosa inacreditavel. Uma coisa que me chama bastante atencao e' a questao da segregacao racial, que e' fortissima aqui. O racismo ainda existe. E' assim, os brancos nao suportam os negros, que nao suportam os brancos, que tambem nao se dao com os coloreds (mesticos daqui), e todos odeiam os indianos.

  • Ah! tinha me esquecido de falar da questao dos indianos. Em Durban, uma regiao litoranea, paraiso para surfistas, existe uma comunidade indiano enorme (por volta de 3 milhoes!), que foram trazidos durante a colonizacao britanica. Estes foram muito discriminados antes e durante o apartheid, e Gandhi foi enviado para ca com intuito de lutar contra isso. Aqui ele fico por 20 anos, depois voltou para a India e fez a Grande Marcha, e os libertou da Inglaterra.

  • Existem 11 linguas oficiais, o Ingles e' a lingua publica e comercial. O que mais a pessoas falam e' o Africans, lingua composta por 70% holandes, o restante mistura de ingles e linguas tribais. Tem tambem o Zhulu.

  • A comida e' bem parecida com o que temos no Brasil, mesmas frutas e verduras, com uma ou outra diferenca. Uma especialidade e' o Braai (churrasco sul-africano).

  • O transito e' muito organizado, apesar deles dirigirem no lado errado do carro. Estradas muito bem pavimentadas e sinalizadas, pessoas extremamente educadas. Nao vimos nenhum acidente.
  • O governo atual e' bastante corrupto.
  • O pais esta um canteiro de obras por causa da Copa no ano que vem. Mas a populacao nao liga muito para futebol. O negocio aqui e Hugbi e Criquete. Eles sao bicampeoes mundiais de Hugbi.
  • Eles tem 5 premios nobel da paz.

2 comentários:

  1. O negócio de "lado errado" do carro é interessante. Quando se dirigiam carroças, todos usavam o "lado errado". Por quê? Porque a maior parte das pessoas é destra, e usa o chicote com a mão direita, portanto. Assim, dirigindo "ao contrário", você chicoteava o meio da rua, e não as pessoas na calçada...

    Agora, por quê resolveram virar ao nosso modo em alguns países, vai saber.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei que o Gandhi tivesse ido praí pra fazer faculdade de direito... me enganei :)

    ResponderExcluir