"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

sábado, 19 de setembro de 2009

Tanzania - Um pouco da Historia

A Tanzânia é o lar de alguns dos mais antigos assentamentos humanos, com fósseis dos primeiros seres humanos, encontrados no norte da Tanzânia. Porém, muitas tribos originárias de outras partes da Africa migraram para cá formando o que a base da população.
O primeiros europeus a passarem por aqui foram os portugueses, que estavam a caminho das Indias, colonizando parte destas terras (ou melhor ilhas, como escrito mais a frente). Porém foram os alemães que realmente colonizaram exploraram a parte continental da Tanzânia, contruindo muitas ferrovias, estradas, hospitais, entre outras coisas, entre 1880 e 1919 e, é claro, matando muitos membros de tribos que eram contras a esta colonização.
Com a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial, esta colonia passou para a administração inglesa, até 1961, quando ocorreu a independência de Tanganyaka (???). Tudo o que foi escrito até agora refere-se a parte continental da Tanzânia (que corresponde a quase 98% do total) e era chamada de Tanganyaka. A outra parte são as ilhas de Zanzibar e Pemba.
Zanzibar e Pemba abrigaram provavelmente as primeiras povoações muçulmanas da costa da África oriental, tornando-se rapidamente uma base para mercadores árabes. O primeiro europeu a visitar a ilha foi Vasco da Gama, em 1499, acabando com que os portugueses estabelecessem aí um entreposto comercial e uma missão católica, dominando o território durante dois séculos.
Em 1698, o sultanato de Omã tomou Zanzibar, que tornou-se um sultano independente até 1890. Entre 1890 e 1963, Zanzibar foi um protectorado britânico (exceto no período entre Novembro de 1914 e Setembro de 1918, quando foi ocupado pelos Otomanos). Em 1963 (2 anos depois de Tanganyaka), Zanzibar conquistou a independência.
Em 26 de Abril de 1964, o Tanganhica e Zanzibar fundiram-se para criar a República Unida da Tanzânia. Dentro do acordo de união, quando o Presidente da República é originário do continente, o Vice-Presidente é um nativo de Zanzibar.
O primeiro Presidente da Tanzania foi o "Mwalimu" Julius Nyerere, que se conservou no poder até 1985, conduziu o país segundo uma política denominada "Socialismo Africano". O regime de partido único chegou ao fim em 1995, ano em que se realizaram as primeiras eleições multipartidárias no país desde a década de 1970.
Hoje, a Tanzânia é uma republica presidencialista, com 2 capitais: Dodoma (constitucional) e Dar es Salaam (sede do governo). Curiosidade: O nome de Zanzibarsta é Unguja em Swahili é Unguja, mas os árabes chamavam-lhe “Zanj-Bar”, que significa “costa dos Zanj” ou negros. Como este era um porto muito procurado, o lugar passou a ser conhecido na região por este nome arabizado, que mantém até hoje.

2 comentários:

  1. Oi Ciça.. estou por aqui para acompanhar passo a passo da viagem, e estou adorando!

    Bjos prima Carol

    ResponderExcluir
  2. Oi Tche, beleza?
    to adorando o blog, foi uma idéia muito boa, fico sempre curiosa pra saber o que ta acontecendo, bjs

    ResponderExcluir