"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Africa do Sul - Um pouco da Historia

Bom, acho que para entender esta confusao que e a Africa do Sul, e importante sababer pelo menos um pouquinho da sua historia, entao vou explicar meio por cima.
A Africa do Sul tem um dos registros humanos mais antigos que existem, seus fosseis datam de 3 milhoes de anos de idade, e sao considerados Patrimonio da Humanidade.
No inicio havia so um grupo de hominideos, mas muitos milhoes de anos e migracoes depois, por volta do seculo V, ja havia um grupo bem evoluido e houve um graned aumento da densidade demografica.
Os primeiros europeus a chegar foram os portugas, em 1488. Mas Bartholomeu Dias nao gostou das aguas turbulentas, e preferiu atracar no mar calmo de Mocambique. Em 1652 foi a vez dos Holandeses, que nesta epoca tinha uma Companhia Maritima bem desenvolvida. Primeiramente, eles so utilizar a terra com base de reabastecimento, e para isso deixaram alguns colonos, que foram cultivando fazendas, criando animais, expandindo territorios, guerreando com as tribos e crescendo.
Depois, em 1795, houve a Guerra Anglo-holandesa, e os ingleses tomaram conta do pedaco, declarando a Cidade do cabo, capital da colonia inglesa. E, em seguida, em 1835, declararam a abolicao da escravatura, fato que desagradou muitos holandeses.
O Boers, descendentes do colonos holandeses, que eram menos educados que os colonos ingleses ficaram insatisfeitos porque nao conseguiam mais empregos e tudo mais, e migraram para o interior, onde acharam ouro e diamantes. Houve uma guerra, os ingleses venceram denovo, e depois de muitas negociacoes, coisarada e tal, tudo foi unificado como colonia britanica.
Tudo nem tanto, pois os negros ainda estavam la a margem de tudo isso. Primeiro eles foram proibidos de votar, depois houveram umas nodificacoes nas leis trabalhistas dos negros e assim foi ate 1913, quando a " Lei da Terra" dividiu a Africa do Sul em terras onde so negros ou so brancos podiam ter terras. Em 1917 a palavra Apartheid foi utilizada pela primeira vez.
Os negros (zhulus) se organizaram e fundaram um partido, que nao podia participar das eleicoes, mas faziam varias formas de resistencia. Todos os lideres deste partido foram presos, inclusive Nelson Mandela, onde hoje e a ilha de Robens.
Mas a comunidade internacional comecou a ver tudo isso com maus olhos e fechou o cerco, os negros tambem apertaram um pouco. E o Apartheid teve fim, e o resto e historia recente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário