"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo

As sete maravilhas do mundo (também conhecidas como sete maravilhas do Mundo Antigo) são uma famosa lista de majestosas obras artísticas e arquitetônicas erguidas durante a Antiguidade Clássica.
A origem da lista é duvidosa, normalmente atribuída ao poeta e escritor grego Antípatro de Sídon, que escreveu sobre as estruturas em um poema. Outro documento que contem tal lista é o livro De septem orbis miraculis, do engenheiro grego Philon de Bizâncio. A lista também é conhecida como Ta hepta Thaemata ("as sete coisas dignas de serem vistas").
Os gregos foram os primeiros povos a relacionar as sete maravilhas do mundo entre os anos 150 e 120 a.C.. Extraordinários monumentos e esculturas erguidos pela mão do homem, construídos na antigüidade fascinam por sua majestade, riqueza de detalhes e magnitude até hoje. Podemos imaginar o aspecto que outros monumentos e esculturas tinham a partir de descrições e reproduções estilizadas em moedas.
As 7 Maravilhas do mundo antigo sao:
I. A Piramide de Queops (Egito);
II. O Farol de Alexandria (Egito);
III. Os Jardins Suspensos da Babilônia (Iraque);
IV. A Estátua de Zeus (Grecia);
V. O Templo de Ártemis (Turquia)
VI. O Mausoléu de Halicarnasso (Turquia)
VII. O Colosso de Rodes (Grecia)
Das sete maravilhas, a única que resiste até hoje praticamente intacta é a Pirâmide de Quéops, construída há quase cinco mil anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário