"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Meu Egito

O Egito é fantástico, porém muito contraditório. Em sua antiguidade, possuiam uma cultura riquíssima, que originaram em uns dos maiores tesouros da humanidade, mas perderam toda esta cultura, ou quase toda, quando o islasmismo foi imposto aqui. Hoje, os egípcios seguem as duras regras do islamismo, e vivem uma tradição árabe, completamente diferente das que existia no passado. Se antes as mulheres eram cultuadas como deusas e alguns até vieram a ser faraós, hoje elas mal podem sair de casa e estão destinadas a somente cuidar dos filhos, com excessão de algumas mulheres que vivem no Cairo, onde a mentalidade está lentamente mudando, e elas até podem frequentar a universidade, casar um pouco mais tarde, e usar calça jeans, mas mesmo assim estão submetidas a um regime completamente machista.

Além disto, eles não cuidam bem nem do que sobrou, nem que seja para atrair mais turístas e ganhar mais dinheiro. Muitos momumentos estão vandalizados e sujos. Até mesmo as famosas Pirâmides de Giza, onde observamos muito lixo misturados as pedras da Pirâmide.

Apesar de tudo isso, é um país incrível, onde vimos muitas coisas interessantes e maravilhosas. As pirâmides, os templos e tumbas de Luxor e Abu Simbel são monumentos lindos e muito bem preservados. Aqui dá para sentir como nós somos só um grãozinho de areia na história do mundo.

Sobre o turísmo, o que posso dizer é que é preciso ter muita paciência e senso de humor para levar tudo na esportiva, se você optar por fazer “mochilão” aqui. Até coisas mais básicas, como água no chuveiro de um quarto de hotel, podem virar uma dor de cabeça. Se sua viagem for no estilo tour organizado e comprado no Brasil, então não precisa se preocupar com nada, que seu guia é quem vai resolver todos os pepinos, que geralmente são muitos.

É possível comer bem aqui, principalmente (e isso tenho que dar o braço a torcer) graças a comida árabe, que é deliciosa, sem contar os doces. Porém, higiene e limpeza não é o forte dos egípcios (as ruas são muito sujas), e muita gente acaba com intoxicação alimentar, mas desta vez, nós saímos ilesos.

Os hotéis não são muito bons, não pela estrutura, que são simples como os outros onde ficamos na resto da África, mas pela falta de limpeza.

E sobre a grana, é um país extremamente barato para se viajar. É possível gastar bem pouco, mesmo pagando as entradas nos monumentos, que não são tão baratas assim. As coisas são tão baratas, que até conseguimos comprar nosso Netbook aqui.

Outro fato importante sobre o Egito é o clima. Nós viemos no inverno, e passamos bastate calor, porém as noites tende a serem mais frias. O clima aqui é extremamente seco e quente. Como grande parte do território egípcio é desértico, se faz maravilhas com qualquer pequena fonte de água. E o Egito ainda continua sendo a “Dádiva do Nilo”.

Um comentário:

  1. É isso aí, um grãozinho na história do mundo! Foi bem assim que eu nós nos sentimos quando vimos o Museo Egípcio em Berlim, imagino como deve ser na frente desses monumentos grandiosos!
    Feliz Natal para vocês!
    Diana

    ResponderExcluir