"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Minha África

Só conhecemos uma pequena parcela do continente africano, mas deu para se ter uma idéia do que ela é. Mas com certeza é impossível caracterizá-la como uma coisa só.

A África é extremamante pobre, as necessidades mais básica são negadas a população. Porém, a pobreza aqui não afeta tanto nossos olhos, uma vez que no Brasil, a gente tá acostumado a ver este mesmo tipo de pobreza bem de perto. Para mim, a grande diferença é que nossa classe média é maior do que a deles, o que dá a impressão de que nossa pobreza é menor.

Do outro lado, as belezas naturais são indescritíveis, sem contar com a fauna riquíssima e bela que a gente encontrou aqui.

As pessoas são simpáticas, abertas a conversas e estão sempre sorridente, porém o assédio aos turístas é intenso, o que é comum em regiões pobres.

A locomoção de um país a outro, ou mesmo de uma cidade a outra é simples (desde que se possua um bom guia e viagem), mas é preciso bastante paciência para esperar por atrasos e outros inconvenientes.

Dos países que visitamos, a África do Sul, sem dúvida nenhuma, é o mais desenvolvido, e a Tanzânia, provavelmente, o mais pobre.

É possível encontrar certas facilidades, como Wi-Fi em hotéis e restaurantes, mas não se pode esperar muito (como achar um bom xampú).

O que posso dizer da comida, nos 4 países em que passamos, é que ela é comível, com excessão de Zanzibar, onde era maravilhosa, e da comida árabe no Egito.

Devido a grandiosidade do continente, há muita diferença climática, o que influencia nas características de cada região. Na Tanzânia e Quênia, que são pertos da linha do Equador, não existe muita preocupação, porém chuvas são uma constante, influenciando no ciclo turístico e na agricultura. Na África do Sul,as estações são bem definidas, o v erão quente e o inverno bem frio, e devido a forte colonização, a arquitetura lembra muito a européia, como casa preparadas para o frio e muitas lareiras. No Egito, o clima é desértico, apresentando fortemente as características deste tipo de clima.

Esta foi a primeira vez que viajei neste território, e gostei muito. Agora que as portas foram abertas, haverá muitos e muitos outros lugares a serem explorados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário