"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Egito - Abu Simbel

Abu Simbel é um complexo arqueologico constituído por dois grandes templos escavados na rocha, situados no sul do Egito, no banco ocidental do rio Nilo perto da fronteira com o Sudao, numa região denominada Nubia. No entanto, este não é o seu local de construção original; devido à construção da barragem de Aswan, e do consequente aumento do caudal do rio Nilo, o complexo foi transladado do seu local original durante a decada de 60, com a ajuda da UNESCO, a fim de ser salvo o que iria ficar submerso.

O Deslocamento

Em 1959 a UNESCO promoveu uma campanha internacional de doações por solicitação das autoridades do Egipto e do Sudao com vista a promover a salvação dos monumentos da Núbia.

Foram feitas cópias e fotografias de todos os monumentos, foi acelerada a pesquisa arqueológica nos locais que iriam desaparecer e alguns monumentos foram transladados da sua localização original, como foi o caso de ambos os templos de Abu Simbel, que foram desmontados e reconstruídos entre 1963 e 1968. Quando a barragem do Assaw foi concluída, em 1970, muitas aldeias Núbias ficaram submersas sob as águas do lago de retenção, ao qual foi dado o nome de Lago Nasser

.

Esta operação teve um custo total de 40 milhões de dolares e consistiu na remoção, pedra por pedra, de cada monumento, transferindo os monumentos para uma montanha artificial 61 metros acima da posição original, e cerca de 200 metros mais longe da margem do Nasser.

Os templos

O complexo de Abu Simbel é constituído por dois templos. Um maior, dedicado ao faraó Ramsés II e aos deuses Ra-Harakhty, Ptah e Amum, e um menor, dedicado à deusaHathor, personificada por Nefertari, a mais amada esposa de Ramsés II de entre as mais de 100 que Ramsés possuía.

Templo de Ramses

O templo, escavado numa rocha lisa de arenito, foi construído com um detalhe admirável, porque qualquer erro grave causaria o afundamento da obra. A sua fachada tem 33 metros de altura e 38 metros de largura, e é constituída por quatro estátuas com vinte metros de altura que representam o faraó Ramsés II sentado

. A segunda dessas estátuas foi parcialmente destruída por um terremoto em 27a.C., a cabeça e o tronco de Ramsés encontram-se próximo da entrada.

O santuário interno prolonga-se por 55 metros de profundidade e era o local mais sagrado do Grande Templo; por essa razão apenas o faraó lá podia entrar. Nessa sala existem quatro estátuas: uma do faraó Ramsés II e as de três deuses: Ra-Harakhty, Ptah e Amum-Ra. O templo foi construído de modo a que, duas vezes por ano, a21 de Fevereiro (data do nascimento do faraó), e a 22 de outubro (data da su

a coroação), à medida que o sol se levantasse, os seus raios iluminassem as grandes estátuas do santuário.

Templo de Nefertiti

O pequeno templo, localiza

do 150 metros a norte do templo maior, foi construído em honra à sua esposa preferida, Nefertari, e é dedicado à deusa do amor e da beleza,Hathor. A fachada do templo representa no total seis estátuas, de dez metros cada uma

, todas com a perna esquerda mais à frente da direita em posição de marcha. Duas delas são de Nefertiti e cada uma dessas estátuas está ladeada por duas estátuas de Ramsés.


Um comentário:

  1. òtimas fotos.
    Por favor, corrigir o nome da rainha.
    Não é Nefetiti e sim Nefertari.
    Nefertiti foi a esposa de Aketamon.

    ResponderExcluir