"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

quarta-feira, 14 de abril de 2010

O que é o Rafting

Definição
O Rafting é um esporte que utiliza botes infláveis para descer rios, enfrentando corredeiras, pedras e muita água. 
Surgiu no século 19, no Rio Colorado, quando o norte-americano John Wesley Powell organizou uma expedição ao Grand Canyon (EUA). Desde então muitas águas passaram e a atividade evoluiu muito, até que na década de 1950 tomou impulso comercial e foi consagrada como esporte. Hoje, o rafting atrai milhares de praticantes em todo o mundo – só no Brasil são mais de 100 mil adeptos.
Por ser um esporte que proporciona a integração do praticante à natureza, o esporte é muito explorado por agências de ecoturismo – o que contribuiu ainda mais para sua disseminação.

Características
“Raft”, em inglês, significa “balsa”. Daí “rafting” é a ação de descer rios em uma balsa. A atividade possui graus de dificuldades de acordo com o rio percorrido e o gosto do praticante, que pode escolher uma calma descida de rio ou uma difícil corredeira. Em qualquer um dos casos, a atividade proporciona emoção e divertimento garantidos.
Para praticar o rafting, ainda que seja apenas por um final de semana, é preciso se familiarizar com os “comandos” - gritos de ordem que ajudam muito na hora de enfrentar o rio.
Esses comandos são dados pelo “leme” (o instrutor de rafting ou o líder da equipe), que vai na parte de trás do bote e é responsável por harmonizar e direcionar a equipe de remadores.
Os comandos são: “frente, frente forte, direta ré, esquerda ré, segura, e piso”. “Frente” significa que todos devem remar para a frente, “ré”, que todos devem remar para trás, “esquerda/ direita ré”, que um dos lados deve remar para trás, enquanto o outro deve continuar remando pra frente, e o mais divertido de todos: “piso!”, significa que todos devem prender o remo, segurar firme e abaixar dentro do bote para enfrentar as corredeira.
O grupo deve estar atento às instruções do líder e remar em sincronia.
Quedas do bote acontecem. Os instrutores orientam as pessoas a ficarem em uma posição de forma a ajudar o resgate, pelo cabo do remo ou por uma corda. O bote também pode virar, o que requer ainda outras técnicas para voltar à posição normal. Para segurança do praticante, é importante sempre usar colete salva-vidas e capacete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário