"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Parque Nacional de Sagarmatha

O Parque Nacional de Sagarmatha, está localizado no leste do Nepal, que contém partes do Himalaia e da metade sul do Monte Everest . O parque foi criado 19 de julho de 1976 e em 1979 foi inscrita como Patrimônio Natural da Humanidade .

Além do Monte Everest, outros grandes picos são encontrados no parque como o Lhotse (8 516m, quarta maior do mundo), Cho Oyu (8 201 m, sexta maior) e Nuptse (7861 m) entre muitas outras que variam dos 6.000 aos 7.000 metros.

O parque abrange uma área de 1.148 km ² e varia em elevação de seu ponto mais baixo de 2,845 m  e 8.850 m no cume do Everest. A terra ‘estéril’, acima de 5.000 m, compreende 69% do parque, enquanto 28% são terras de pastagem e os restantes 3% são florestas. A maior parte da área do parque é muito acidentado e íngreme, com seu corte de terreno por rios profundos e geleiras . Ao contrário de outros parques, o parque pode ser dividido em quatro zonas climáticas, devido à altitude crescente. As zonas climáticas incluem uma floresta da zona mais baixa, uma zona de arbustos alpinos, a zona alpina superior que inclui o limite do crescimento da vegetação e a zona ártica, onde nenhuma planta pode crescer. Os tipos de plantas e animais que são encontrados no parque depende da altitude. O parque contém a bacia superior do Dudh Kosi sistema de bacia hidrográfica.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário