"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Diario de um trekking - Mt. Kilimanjaro - Terceiro Dia

Acordamos cedo e tivemos todos os procedimentos dos dias anteriores. Comecamos a caminhada rumo ao ultimo alojamento antes do cume, que fica a 4700 m.
Hoje, a tensao que pairava no ar era grande, todos sentiam algum efeito da altitude (menos o Julio que parece ter nascido para grandes altitudes, nunca sente nada e fica mais disposto do que nunca), das noites mal dormidas, ninguem conseguiu dormir mais de 4 ou5 horas nas ultimas 2 noites (menos o Julio. e' claro, que dormiu mal, mas dormiumais que todos) e da pressao que o topo estava exercendo em todos.
Eu nunca havia sentido a pressao que o cume de uma grande montanha faz sobre nossa mente, mas e' impressionante, o cansaco, a dor, a falta de apetite, a falta de sono, o frio, a sujeira, nada disso interfere na vontade de chegar la', e nada alem disso passa pela sua cabeca, voce so' quer chegar.
A caminhada comecou tranquila, nesta parte da trilha, saimos da vegentacao denominada Moorland e passamos para o deserto alpino, que nao tem vegetacao nenhuma, so pedras e mais pedras pelo caminho. E e' nesta parte da trilha que o efeito da altitude e' maios, pois nao tem mais plantas para liberarem oxigenio no ar, que fica muito escasso.
No meio do caminho senti algum efeito do mal de altitude, fiquei com uma forte dor de cabeca e um pouco desorientada. Wim, o belga me deu 4 comprimidos de Diamox, um medicamento que evita o mal de altitude, e que nos nao tinhamos. Tomei um e fiquei sentada por uns 20 minutos, ate que o remedio fez efeito e comecei a me sentir otima novamente. Luke nao estava se sentindo mui bem e Julio estava otimo, como sempre.
Chegamos so Kibo Hut, depois de 6 horas de caminhada e 9 km, e aqui nao ha chales, mas sim grandes quartos cheios de beliches. Nos alojamos em um com mais 5 pessoas ( 4 alemaes e 1 estado unidense), juntando eu, Julio e Luke (o Wim ficou em outo quarto, pois ele tinha outro guia), eramos 8 pessoas, completamente preocupadas com o que nos esperaria mais tarde.
Descansamos, tentamos comer algo, o que foi impossivelpara mim, pois comecei a sentir uma forte dor de estomago e nauseas, mas minha cabeca nao doia nada.
Fizemos nossa caminhada de aclimatacao ate os 4900m, e minha dor de estomago ainda estava la.
Arrumamos as coisas para o investida ao cume, tentamos jantar, mas so o Julio conseguiu, eu estava com estomago terrivelmente doendo e Luke sentia os efeitos da altitude.
Fomos para a cama as 19 horas. Nao dormi nada e me lenatei as 22 horas, com forte nausea e meu primeiro episodio de vomito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário