"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

sábado, 3 de outubro de 2009

Escolhendo uma rota

Para chegar ao cume do Kilimanjaro é preciso gastar um dinheirinho. Como já comentado no post anterior, o Kilimanjaro fica dentro de um parque nacional e custa US$ 110,00 por pessoa por dia. Ainda, só pode ir com agência credenciada pelo parque, que também cobra o custo dele. Alem de todas esta taxas, seremos aobrigados a dar gordas gorjetas aos carregadores e ao guia, senao eles ficam chateados e nao fazem um bom servico. Então, estamos estudando todas as possibilidades, pois aqui o barato sai pode sair muito caro. Todas as agências fazem as mesmas rotas no mesmo esquema. Os precos sao muito parecidos, com excessao das mais caras, que oferecem um servico melhor, mas cobram por isso.
Existem varias rotas. A mais antiga (para os turistas...) chama-se Marangu, e e' considerada por muitos a mais "facil" que e feita em 5 ou 6 dias (chega-se ao cume em 3 dias, ou seja sai de 1300 metros e chega a 5000 em 3 dias, facil nao sei para quem...) e' basicamente so subida, direto para o cume, a pernoite e' em alojamento, ou seja, nao precisa levar barraca, ou seja so serao necessarios 2 carregadores por pessoa e o guia. Muitos chamam de "Coca-Cola Route".
Outra trilha mais recentemente utilizada e' a Machame, que todo mundo esta fazendo, dizem que e' mais dificil, pois sao muitas subidas e descidas, mas para nos, nesta a aclimatacao e' bem melhor, portanto o mais dificil fica relativo. Nesta trilha, nao existem alojamentos, entao a pernoite e' feita em barracas, o que significa 3 carregadores por pessoa e o guia. Esta e' chamada de "whisky Route", mas nao entendemos bem o motivo. Outras trilhas ainda passam pelo lado queniano, ou ascendem muito rapidamente, entao deixamos de lado. Sobrou so a Marangu e a machame para decidir.
Ouvimos varias pessoas falando que tem que fazer a Machame, pois ela é mais bonita. Descobrimos aqui que o pessoal acha mais bonita, pois acampam no caminho (que é uma experiência fantástica, como ouvimos de algumas pessoas), mas vivencia de acampamento e' o que nao falta para nos, e como a Marangu e' mais barata, nós estamos tendendo a fazer esta rota, pois 600 dolares ( que e' mais ou menos a economia que teremos) podem significar balonismo no Egito (Iupi!!!!). Alem disso, seguiremos a filosofia de nosso amigo Ricardo Damian, em que "so o cume interessa".
Portanto, em alguns dias estaremos rumo ao cume do Kilimanjaro.

3 comentários:

  1. Ai..depois de um desfile de Oktorberfest(sem chuva, foguetes), depois de alguns chopes, música alemã, leio toda essa maravilha...uau...coisa fantástica!!!!!
    Beijos a vocês

    ResponderExcluir
  2. Acho que quem está uma veiz na África deve subir kilimanjaro. Balonismo se pode fazer em outros locais, vocês correm o risco de chegar no local e não decolar, afinal balão e parapente dependem de condições especiais de clima.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Maria Cecília, tudo bem, meu nome é André Carvalho e moro em Porto Alegre/RS. Estou para ir para a Tanzânia em dezembro para tentar escalar o Kili, mas uma coisa me assustou nos teus registros: o valor de 110 dólares é apenas para permanecer no parque (uma taxa diária da administração do parque), ou esse valor é o que tu gastaste, incluindo carregadores, cozinheiro, etc., por dia? Se puderes responder, favor fazê-lo pelo e-mail andre@gloriadevacaria.com.br. Desde já, agradeço. Um abraço, e boa sorte no restante da aventura.

    ResponderExcluir