"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Considerações sobre o 4o. Mês de Viagem

384 Turkey Lycian Way - Ovacik para Faralya - Vista para Ulu Deniz

1/3, hein?! A gente fez tanta coisa neste 4 meses, que até parece que estamos viajando há 1 ano, nas palavras do JH.

Mais uma vez, neste mês visitamos lugares incríveis, estranhos e super interessantes, e conhecemos pessoas simpáticas e com muita história para contar.

No começo deste mês fiquei um pouco cansada, principalmente porque não aguentava mais os árabes, não por eles, que são muito amáveis e solícitos (exceto no Egito), mas principalmente pelo cheiro de cigarro. Nos países árabes onde estivemos (Egito, Jordânia, Síria e Líbano) não há qualquer lei que restrinja o fumo, assim lá fuma-se em todo lugar, inclusive ônibus, taxi, quarto de hotel, etc. E como estava frio, todas as janelas fechadas. Somando-se a tudo, os árabes fumam muito, impressionantemente muito, não só cigarro, mas também o Narguilê, que (andei estudando o assunto) é muito mais forte e prejudicial à saúde do que o cigarro (uma fumadinha no Narguilê equivalem a 10 cigarros).

Mas quando chegamos na Turquia tudo mudou, aqui tem leis contra o fuma, com altas multas e não sentimos mais aquele cheiro horrível.

Ainda não ficamos doentes, estamos comendo bem (melhor ainda na Turquia), e continuamos nos contendo em relação a grana (Se passarmos da Turquia na média prevista, com certeza teremos dinheiro suficiente até o fim de 1 ano).

Meu inglês está cada vez melhor, agora estou me esforçando em melhorar a gramática (tenho um audio curso em meu mp4) e o vocabulário está ótimo. Pratiquei muito pouco o alemão nos últimos meses, que está cada vez mais enferrujado, talvez precise de uma aulas de reforço quando voltar (mas sei que a Diana me salva, caso eu precise :)!). Aprendemos umas 10 ou 15 palavrinhas em árabe e só umas 4 em turco (o turco é uma língua muito estranha).

Tenho matado minha saudade dos meus bichos com os gatos e cachorros que encontro por aí 680 Turkey - Pamukkale

Bom, acho que é isso!

2 comentários:

  1. Schade, daß Du so wenig Deutsch sprichst, aber natürlich "rette" ich Dich, falls du es brauchst! Ein schönes neues Jahr und alles Gut, Diana

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o que a Diana disse aí em cima e digo mais.
    Os bichinhos aqui de casa estão uuuuuuótimos, inclusive os seus.
    Parabens pelo quarto mes de aventura.
    Está muito legal.
    Beijos e bençãos.
    tadeu

    ResponderExcluir