Pamukkale é a cidade turca que abriga as ruínas da antiga Hierápolis. Sua história é bem parecida com a das muitas outras cidades que visitamos. Primeira fase helenística, depois romana e por último turca.
O que difere aqui são as águas termais e sulforosas extremamente ricas em cálcio, que banham esta região. Quando o cálcio da água entra em contato com o ar, transforma-se em óxido de cálcio, que se deposita nas superfícies e forma esta camada branca (pode parecer gelo, mas não é)
.
Esta formação é ímpar, e por isso tornou-se Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Antigamente era possível tomar banho em sua águas quentes (os romanos tomavam), mas hoje há muitas restrições e é preciso, inclusive, tirar os calçados para andar lá (e tava um frio…).
As ruínas de Hierápolis estão bastante destruídas, devido a inúmeros terremotos, mas o Teatro Romano foi escavado e reconstruído por uma equipe italiana. Em 2007 teve um show de reinauguração para 7.000 pessoas (2000 anos e ainda funcionando!).
Como não foi possível banho nos terraços, só nos restou a dura tarefa de dar um mergulho em uma antiga piscina romana . Foi muito legal nadar entre as colunas
. A água é muito quentinha e dizem que tem inúmeras propriedades medicianais, curando desde problemas de pressão e diabetes até brônquite.
O banho estava uma delícia o duro foi aguentar o frio depois .
Banho histórico, ririri!
ResponderExcluirCi, que banho lindo e vc. agora está curada de todos os males . bjis Cristina
ResponderExcluir