"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Turquia – Pamukkale – O banho dos deuses

IMG_9641

Pamukkale é a cidade turca que abriga as ruínas da antiga Hierápolis. Sua história é bem parecida com a das muitas outras cidades que visitamos. Primeira fase helenística, depois romana e por último turca.

O que difere aqui são as águas termais e sulforosas extremamente ricas em cálcio, que banham esta região661 Turkey - Pamukale. Quando o cálcio da água entra em contato com o ar, transforma-se em óxido de cálcio, que se deposita nas superfícies e forma esta camada branca (pode parecer gelo, mas não é)IMG_9565.

Esta formação é ímparIMG_9642, e por isso tornou-se Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Antigamente era possível tomar banho em sua águas quentes (os romanos tomavam), mas hoje há muitas restrições e é preciso, inclusive, tirar os calçados para andar lá (e tava um frio…).

As ruínas de Hierápolis estão bastante destruídas, devido a inúmeros terremotos, mas o Teatro Romano foi escavado e reconstruído por uma equipe italianaIMG_9601. Em 2007 teve um show de reinauguração para 7.000 pessoas (2000 anos e ainda funcionando!).

Como não foi possível banho nos terraços, só nos restou a dura tarefa de dar um mergulho em uma antiga piscina romana IMG_9573. Foi muito legal nadar entre as colunas    IMG_9631 IMG_9633. A água é muito quentinha e dizem que tem inúmeras propriedades medicianais, curando desde problemas de pressão e diabetes até brônquite.

O banho estava uma delícia o duro foi aguentar o frio depois IMG_9636  .

 

2 comentários: