"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Turquia – Istambul – Mesquita Azul

 957 Turkey - Istanbul - Sultanahmed -Blue Mosque  

      IMG_0318A Mesquita Azul (ou Mesquita do Sultão Ahmed) é uma das obras-primas em Istambul do arquiteto Sinán. Está situada em frente da Hagia Sofía separadas ambas por um formoso espaço ajardinado, e é a única no Istambul que possui seis almádenas (minaretes).

O seu magnífico exterior 947 Turkey - Istanbul - Sultanahmed - Blue Mosquenão faz sombra a seu suntuoso interior951 Turkey - Istanbul - Sultanahmed - Blue Mosque. Em 1606 o Sultão Ahmet I quis construir uma mesquita maior, mais imponente e mais bonita do que a Igreja de Santa Sofia, o que ele não conseguiu, na minha opinião.

A Mesquita Azul ou também chamada de Mesquita de Sultão Ahmet é um triunfo em harmonia, proporção e elegância. Ela foi construída em um estilo clássico otomano e se encontra bem em frente da Igreja de Santa Sofia.

A mesquita foi revestida com azulejos azuis 950 Turkey - Istanbul - Sultanahmed - Blue Mosquee possui ricos vitrais também do mesmo tom. Eu achei que os ferros de sustentação do lustre e dos corrimãos, adicionados recetementes estragaram um pouco o visual do interior 955 Turkey - Istanbul - Sultanahmed - Blue Mosque954 Turkey - Istanbul - Sultanahmed - Blue Mosque.

953 Turkey - Istanbul - Sultanahmed -Blue Mosque

Nenhum comentário:

Postar um comentário