"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Turquia - Ancara

IMG_0076 

Ancara é a capital da Turquia e a segunda maior cidade do país, atrás de Istambul. A cidade tem uma população de 4.140.890 habitantes, e uma elevação de 850 m de altitude.

Ancara é uma importante cidade comercial, industrial e cultural. Também serve como centro de comércio para a zona agrícola que a rodeia. Antes de converter – se a capital do país, a cidade foi famosa pela lã das suas cabras. Na atualidade é a sede do Parlamento TurcoIMG_0075 , os ministérios e demais instituições governamentais turcas assim como as embaixadas diplomáticas estrangeiras.

Localizada no centro da Anatólia, é uma importante encruzilhada tanto em sentido figurativo, pelo comércio, como literalmente por ser os centros das redes auto-estradas e ferrovias do país. Aloja várias universidades, a Biblioteca Nacional, o Museu Arqueológico, o Museu Etnográfico e o Museu das Civilizações da AnatóliaIMG_9941 . O Mausoléu de Kemal Atatürk – Antkabir -IMG_0072 , a figura mais importante da Turquia do século XXIMG_0081 , também está localizado em Ancara.

História

A entrada da cidade de Ancara na história remota-se Idade do Bronze e a aparição da civilização Hatti. Dois mil anos antes de Cristo, chegaram os hititas, depois seriam os frígios, lídios e persas. No século III d.C., os gálatas, um povo celta, estabeleceu sua capital em Ancara. Conquistada mais tarde pelos romanos e posteriormente passando a ser um importante assentamento bizantino, no ano de 1071, quando o sultão selyúcida Alparslan, conquista Ancara, terminando com uma larga dominação seljúcidas e otomanos no inicio do século XX.

O momento da fundação da República da Turquia, Ancara não era mais do que uma pequena população que não superava os 15.000 habitantes. Apesar disso, foi designada como capital, enquanto Istambul se encontrava ocupada pelos aliados entre 1919 e 1922. Traz o fim da Guerra de independência turca (1923), Ancara continuo sendo a capital por desejo expresso do fundador da República Turca, Mustafá Kemal Atatürk, que evitava deste modo a excessiva vulnerabilidade geo-estratégica da cidade de Istambul.

2 comentários:

  1. Todo lugar tem a sua peculiaridade.Cada foto é uma surpresa.Sempre, agradável.
    Todas as fotos são muito bonitas, consequentemente os lugares muito lindos.
    Saudades...

    ResponderExcluir
  2. Ceci, essa letra é horrível! Usa a letra padrão nos próximos posts? Bjo Ganso

    ResponderExcluir