"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

sábado, 16 de janeiro de 2010

Turquia - Bursa

IMG_0104 Bursa (outrora conhecida como Brusa ou Prusa) situada no noroeste do país. Com uma população de aproximadamente 1.100.000 de habitantes, IMG_0097 é a quarta maior cidade turca, famosa pelas suas estâncias de esqui (na montanha Uludağ), pelos mausoléus de sultões otomanos, e pela planície fértil circundante. Alguns dos pratos mais conhecidos da culinária turca são originários daqui: as sobremesas, especialmente castanhas, e um prato de carne chamado iskender kebapIMG_0103.

A mais remota menção à existência de uma aldeia ou cidade no sítio atualmente ocupado por Bursa é feita por Homero.

Sabe-se todavia que esta cidade, outrora chamada Cius, e provalvelmente estabelecida pelos gregos de Mileto, foi cedida em 202 a.C. por Filipe V da Macedônia ao rei Prúsias, da Bitínia, que deu à cidade o seu próprio nome e a reformou.

Após ter sido conquistada pelo rei do Ponto, Mitrídates VI, retornou ao controle do rei Nicomedes IV da Bitínia por um breve período antes de toda a Bitínia ser anexada à República Romana.

Após 1400 anos de governos Greco-Romanos e pelo menos mil anos de Cristandade (com breves intervalos de ocupação Sassânida, Árabe e Turco-Seldjúcida) IMG_0105 , Bursa foi incorporada em definitivo ao mundo islâmico em 1326, quando Orhan I a capturou para o então nascente Império Otomano. Bursa foi a sede do Sultanato durante 39 anos, até Murad I transferir sua capital para Hadrianópolis da Trácia.

Bursa, que já foi um dos pontos de partida para a Rota da Seda, é hoje o centro da indústria automobilística turca, onde a Fiat e a Renaults ediaram as suas fábricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário