"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

sábado, 20 de março de 2010

China – Song Shan – Templo Shaolin

1727 China - Beijing - Dengfeng - Shaolin Temple

O templo Shaolin foi fundado no século V d.C. por monges budistas indianos. É formado por uma série de prédios e é conhecido mundialmente como local de nascimento do Kungfu.

O budismo praticado aqui é o Chan (ou Zen, em japonês), onde a meditação é parte importante da filosofia. No meio do século VI, o monge indiano Bodhidharma, que passava pela região e ficou por um bom tempo, percebeu que os monges Shaolin tinham dificuldade de manter a meditação por falta de condicionamento físico. Ele, então, introduziu uma série de exercícios copiando o movimento dos animais. Destes movimentos, nasceu o Kungfu, que além de ajudar no condicionamento, ajudou os monges na defesa do templo.

Ao longo da história, vários monastérios foram construídos no local, destruídos em guerras e reconstruídos no mesmo ponto ou perto. O templo existente hoje é basicamente todo restaurando, baseado em registros do passado.

Hoje, o local é um grande ponto de visitação turística e mantém um centro para ensino de Kungfu que tem mais de 6000 alunos. Ficamos impressionados com a quantidade de jovens treinando nos campos ao redor do templo em um esquema que parecia treinamento militar. Sem contar que existem outros milhares de estudantes em escolas ao redor da cidade próxima ao templo.

1728 China - Beijing - Dengfeng - Shaolin Temple 1706 China - Beijing - Dengfeng - Shaolin Temple 1708 China - Beijing - Dengfeng - Shaolin Temple 1714 China - Beijing - Dengfeng - Shaolin Temple 1715 China - Beijing - Dengfeng - Shaolin Temple 1718 China - Beijing - Dengfeng - Shaolin Temple 1723 China - Beijing - Dengfeng - Shaolin Temple

Um comentário: