"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

quarta-feira, 24 de março de 2010

Culinária Chinesa

Antes de chegar na China e nos primeiros dias em Hong Kong, eu já estava torcendo o nariz para todo e qualquer prato típico. Afirmei muitas vezes que iria só comer no McDolnad’s, pois tinha certeza que odiaria tudo por aqui.

Toda minha teoria veio por água abaixo, após nossa primeira passagem por Dongguan, quando o Beto e a Nicky0135 - China - Dong Guan nos levaram em vários restaurantes diferentes, e nos introduziram os sabores da culinária chinesa.

E eu me apaixonei, tanto que já na segunda parada, Yangshou, me atrevi em cursos de culinária 0418 - China - Yangshou - cooking class

0424 - China - Yangshou - cooking class Este é o meu Qin Bao Chicken (o famoso Frango Xadrez)

0425 - China - Yangshou - cooking classEste é o Beer Fish, um peixe refogado em molho de cerveja, típico da região 

0422 - China - Yangshou - cooking class E olhem a cara dos meus Dumplings (pastelzinho chinês), até que ficaram bonitinhos, comparados com o resto da turma…

Depois disto, foram várias experiências culinárias, tanto na China, quanto em Taiwan, onde os frutos-do-mar, peixes e tubarão 041 Taiwan - Kaohsiungfizeram parte do nosso cardápio diário. Muitas eu descrevi no blog, mas a maioria não.

Um dos meus pratos preferidos, além do Hot Pot, é uma carne de porco refogada com broto de bambu em molho agridoce. Mas é claro que ainda teve muita coisa que eu não tive nem coragem de olhar, e outras que são terríveis de comer, pois a culinária chinesa é muito ampla e bizarra.

O Tofu fermentado frito 376 Taiwan - Taipei - Shilin Night Marketé muito apreciado pelos chineses e encontrado em qualquer esquina. Tem um dos piores cheiros que eu já senti (e olha que eu sou Veterinária), e exatemente o mesmo gosto do cheiro, de chulé misturado com xixi. Simplesmente horrível! (mas nosso querido amigo Huang Chi, e a maioria dos chineses adoram…)

No fim destes 2 meses aqui na China, me tornei uma grande apreciadora da culinária local, aprendi a diferenciar os sabores, escolher os locais onde comer (as vezes escolher bem o restaurante e fundamental) e, principalmente, a experimentar (como diz o Chi, se não gostar e só cuspir…) coisas que nunca imaginei que iria comer.1359 China - Beijing  378 Taiwan - Taipei 383 Taiwan -

386c Taiwan -Taouynan  386b Taiwan -Taouynan

4 comentários:

  1. Uau,Ciça...parabéns !!!!
    Muito chique,quero provar.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Ci quero sentir o gosto deste seu atrevimento na culinária chinesa , vamos ver na prática o resultado do curso .
    Na foto os pratos estão apetitosos .
    Bjs. Cristina

    ResponderExcluir
  3. Gostei de ver voce de mestre cuca.
    Beijos e bençãos.
    tadeu

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz por ti (e pelo julio) que tu pegou gosto pela culinária local. Assim tu não come a desgraça do mcdonald's :)

    Ganso

    ResponderExcluir