"Só não se perca ao entrar, no meu infinito particular"

quinta-feira, 11 de março de 2010

Pequim

Pequim é capital da República Popular da China e sua segunda cidade mais populosa.

A pronuncia em chinês é Beijing, que significa capital do norte (bei=norte e jing=capital). Durante séculos, foi a maior cidade do mundo e hoje tem cerca de 10,3 milhões de habitantes.

Durante várias dinastias, a região de Pequim consistia de algumas pequenas aldeias. No século X, a dinastia Liao fundou, no local, uma cidade chamada Zhongdu, que foi completamente destruida pelos mongóis liderados por Genghis Khan, em 1215, que reconstruiram-na como Grande Capital, por estar mais próxima as suas origens na Mongólia. Com a queda do império mongol, a capital voltou ao sul do país. Porém, durante a dinastia Ming, ocorreu a construção da Cidade Proibida (de 1406 a 1420) e do Templo do Céu (1420)e em 1421, a capital retornou para Beijing. A Praça da Paz Celestial (Tian'anmen) pegou fogo duas vezes durante a dinastia Ming e finalmente reconstruida em 1651.

Após a instauração da República da China em 1911, estabeleceu-se de novo a capital em Nanjing (capital do sul). Em 1949, o Partido Comunista Chinês chefiado por Mao Tse Tung, anunciou na Praça da Paz Celestial a criação da República Popular da China e o retorno da capital para Beijing.

Nos anos recentes, Pequim esteve sempre com problemas sérios, tais como os congestionamentos (apesar da maioria da população usa abicicleta como meio de transporte), a contaminação do ar, a destruição do património histórico e a grande migração de outras partes do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário